Polícia Civil prende caminhoneiro e dono de caminhão suspeitos de envolvimento em roubo de carga em Dracena

Policiais Civis desconfiaram da versão apresentada pelo caminhoneiro quando ele comunicou o crime no Plantão, na foto, parte da carga do caminhão

Polícia Civil prende caminhoneiro e dono de caminhão suspeitos de envolvimento em roubo de carga em Dracena

 

DA REDAÇÃO

A Polícia Civil, por intermédio da Unidades Especializadas (Delegacia de Investigações Gerais – DIG e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE), prendeu em flagrante na segunda-feira (26), um caminhoneiro de 50 anos, após comunicar na madrugada do dia 26/09 o suposto roubo de uma carga de 37 mil quilos de fertilizante. A ocorrência do suposto do crime foi elaborada no Plantão Policial Dracena.

Ao tomar conhecimento do registro do suposto crime roubo de carga, no contexto do Programa Estadual Procarga, agentes das Unidades Especializadas, iniciaram os trabalhos investigativos e, perceberam divergências na história narrada pela até então, pessoa considera vítima.

O caminhoneiro narrava que transportava uma carga de fertilizantes, com peso de 37 mil quilos, avaliada em cerca de 170 mil reais, de Guarapuava-PR a Jussara -GO, que ao parar para pernoitar em um posto de combustível, localizado na Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo, próximo a Penitenciaria de Dracena, teria sido vítima de assalto por homens armados, que estavam num veículo tipo “SUV”, que foi colocado um capuz em sua cabeça e obrigaram ir no banco do automóvel,  que passado um certo tempo foi deixado na rotatória do trevo de Tupi Paulista, onde o caminhão roubado havia sido deixado já sem a carga. Informou também que a carga possuía seguro e que o caminhão pertencia ao seu patrão.

Diante da narrativa acima, os policiais civis passaram a desconfiar dos fatos, bem como em pesquisas realizadas em radares inteligentes, integrados aos Sistema Detecta, apresentava divergência no horário do suposto roubo, e também foi verificado uma existência de uma outra ocorrência de roubo com histórico muito similares.

Quando então, o motorista acabou confessando que havia forjado o roubo da carga, para recebimento do seguro. E ainda, acabou delatando a participação do seu patrão na empreitada criminosa.

Os policiais civis apreenderam o celular do motorista, que num primeiro momento, ele alegava que havia sido subtraído durante roubo. Um caderno com anotações contendo instruções de como registrar históricos de roubo também foi encontrado.

O motorista informou que receberia 12 mil reais para realizar a empreitada delituosa. O patrão, um homem de 54 anos, foi preso na cidade de Presidente Venceslau, onde estava aguardando o retorno do motorista do caminhão.

A dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de associação criminosa, apropriação indébita e comunicação falsa de crime. Ambos permaneceram presos à disposição da Justiça.

O caminhão foi apreendido. E as diligências prosseguem visando a localização da carga supostamente roubada e a eventual participação de outros indivíduos integrantes.

A carga de 37 mil quilos de fertilizante, distribuídas em 37 bags, foi localizada em um estabelecimento comercial na cidade de Laranjeiras do Sul-PR, com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira, da PM/PR. A carga desviada foi apreendida, sendo condicionado ao proprietário do estabelecimento, o status de fiel depositário dos produtos fertilizantes encontrado.