Arara Canindé e estátua do ‘Arthurzinho’ se tornam símbolos representativos do município de Dracena

Menino Arthurzinho, atração na cidade desde 1957

Arara Canindé e estátua do Arthurzinho se tornam símbolos representativos do município de Dracena

Diretoria de Comunicação

O município de Dracena ganhou mais dois importantes símbolos representativos nesta semana. Foi aprovada nesta terça-feira (16/05), pelo prefeito André Lemos, a Lei Municipal 5.035/2023, que adiciona a arara-canindé como símbolo representativo e a estátua do ‘Arthurzinho’ como mascote do município.

A nova lei altera a redação da Lei Municipal 245, de 20 de agosto de 1959, que já contemplava o Brasão das Armas e a Bandeira como símbolos representativos municipais. Agora passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º. Ficam adotados como símbolos representativos deste Município a Bandeira, o Brasão Das Armas, o animal a ave arara-canindé e como mascote a estátua denominada ‘Arthurzinho’, descritos nesta lei”.

A arara-canindé, também conhecida como arara de barriga amarela, é da espécie ararauna e, diante da sua significativa migração para a área urbana, é considerada atração, inclusive turística, de Dracena. A ave pode ser encontrada sobrevoando por todo o município.

Já a estátua denominada ‘Arthurzinho’ é um menino de bronze, vestido com camiseta, shorts e boné, segurando uma bola e fazendo xixi. O monumento é uma homenagem a todas as crianças dracenenses e é considerado uma atração da cidade desde o ano de 1957, quando foi colocada na fonte da Praça Central. A estátua recebeu esse nome espontaneamente pelos munícipes, após a praça receber o nome de Arthur Pagnozzi em homenagem ao ex-prefeito do município. Hoje o monumento pode ser encontrado no acervo municipal, no Centro Cultural Luiz Zaniboni.