Polícia Civil deflagra  Operação Rapina, na área do Deinter-8

Apreensões feitas durante a operação nesta quarta,17 e quinta, 18, na região

Polícia Civil deflagra  Operação Rapina, na área do Deinter-8

Ação envolveu 175 policiais civis e 59 viaturas para cumprimentos de mandados de prisões e buscas e apreensões

Comunicação Social-Deinter-8 

Durante os dias 17 e 18/05/2023 policiais civis de toda área do Deinter 8, (Departamento de Polícia Judiciária-Interior) abrangendo as Delegacias Seccionais de Polícia de Adamantina, Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau participaram da deflagração da *“Operação Rapina”*, em alusão aos crimes de furto e roubo, foco desta ação policial.

Todas as Delegacias Seccionais de Polícia realizaram planejamento prévio de suas ações que mobilizaram 175 policiais civis, 59 viaturas, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. A ação contou também com o apoio da Polícia Militar em alguns municípios.

A CPJ-Central de Polícia Judiciária de Pres. Prudente-realizou durante a Operação Rapina, a terceira fase de uma investigação, que visa repreensão aos autores de furto de cofres.

Há mais de um ano a polícia civil vem investigando um grupo suspeito de praticar furtos em comércios e residências de Presidente Prudente. Durante o furto, o grupo arromba o cofre existente no imóvel e subtrai joias, dinheiros e armas.

O grupo criminoso possui várias passagens pela polícia e atuam juntos há mais de uma década. Nestes últimos doze meses foram registrados mais de 29 furtos em comércios e residências com arrombamento de cofres em Presidente Prudente, Álvares Machado e Pirapozinho, o montante do valor subtraído ultrapassa um milhão de reais.

Na primeira fase, a polícia civil objetivou cumprir 14 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Como resultado, foi apreendido um drone, diversos celulares, computador, notebook, DVR´s e HD´s, ferramentas para arrombamento de cofre e imãs que auxiliam na abertura destes, bem como roupas e calçados utilizados durante a execução do furto. Após análise dos objetos apreendidos na 1ª fase foi possível identificar mais um suspeito, que desencadeou na 2ª fase da operação, oportunidade em que foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão na residência deste último suspeito, o que levou à 3ª fase da operação, que desta vez conta com 5 Mandados de Busca e Apreensão, bem como 5 Mandados de Prisões Temporárias.

 

Em Rancharia 1 homem foi preso por tráfico de drogas, em João Ramalho 1  homem foi preso em cumprimento a mandado de prisão condenatório.

 

No município de Maracaí, 02 homens (26 e 27 anos) foram presos por tráfico de drogas, apreendidos drogas, celulares e demais objetos.

 

No total foram cumpridos até o momento 50 mandados de busca e apreensão, 20 pessoas foram presas, sendo 17 por mandados de prisão e 03 em flagrante.