DRACENA TERÁ RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

A residência está localizada próxima ao CAPS II

DRACENA TERÁ RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

assessoria de imprensa

O município de Dracena receberá, na próxima semana, 10 pacientes que serão instalados na primeira residência terapêutica do município. O local foi montado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de Dracena, que tem como diretora a psicóloga Joyce Leite.

A residência terapêutica atende a uma exigência do governo para a desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade. As residências terapêuticas são alternativas de moradia para pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade.

Em Dracena, a residência será tipo 2 e poderá ser uma residência mista, para abrigar homens e mulheres. A casa já está mobiliada e pronta para receber os novos moradores. No local haverá seis cuidadores que irão se revesar em turnos de 12 horas para que sempre tenham funcionários no local. Além dos cuidadores, a residência também contará com um técnico em enfermagem e uma enfermeira responsável, porém nenhum poderá utilizar jalecos, para que os pacientes possam se sentir em casa.

A princípio, as 10 primeiras pacientes serão todas mulheres que atualmente estão internadas em um hospital psiquiátrico de Santa Rita do Passo Quatro.

Na segunda-feira, 3/07, a diretora Joyce, a assistente social e a enfermeira do CAPS irão até o hospital para buscá-las e, no dia 4/07, a equipe passará por um treinamento prévio que posteriormente promoverão com os demais funcionários. No dia 5/07, um ônibus fornecido pela Prefeitura de Dracena trará as 10 pacientes que já passarão a morar no local.

De acordo com a diretora do CAPS, a residência será personalizada pelas próprias pacientes. “Aqui elas têm que classificar e deixar a casa do jeitinho delas, elas que vão personalizar do jeitinho delas. Nós vamos ser apenas os intermediários para tentar organizar e inserir elas na sociedade. Nós vamos fazer várias ações sociais para inserir mesmo, vamos levar em feira, levar no mercado, entre outras coisas”, afirmou Joyce.

A secretária de Saúde e Higiene Pública de Dracena, Cláudia Luginick, comentou que a residência é um ganho para a saúde. “É uma nova vida para esses pacientes que estão institucionalizados há anos sem convívio com a sociedade. A equipe do CAPS fez um trabalho incrível com muita humanização, responsabilidade e dedicação. Quero agradecer a equipe por estar entregando resultados incríveis”, afirmou.