Técnica no cultivo de goiaba garante produção o ano todo

Com a poda eficiente após a colheita, pode-se ter goiaba quase que o ano inteiro

Técnica no cultivo de goiaba garante produção o ano todo

 

Canal Rural

Um produtor de Jundiaí desenvolveu uma técnica capaz de garantir a produção de goiaba praticamente o ano todo, além de facilitar o manejo da fruta. Com o sistema de condução por espaldeira, tradicional para o cultivo das uvas, o produtor Henrique Losqui, do bairro Corrupira, mantém 3.000 pés de goiaba tailandesa.

Nesse sistema, as goiabeiras são amparadas por um arame esticado e suspenso por mourões. A técnica também aprimora a poda da goiabeira, que permite a colheita da fruta várias vezes no ano.

A poda, normalmente feita a cada dois meses, é crucial para a produção da goiaba. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas. A base de produção da goiaba comercial é a poda”, explicou o engenheiro agrônomo da Cati, Henrique Conti.

A safra principal da fruta se concentra entre o começo da primavera até o verão. Mas, com o avanço de técnicas de manejo da poda, irrigação e adubação, é possível ter colheita praticamente o ano todo, mesmo no sistema tradicional.

“Uma das vantagens é que, com a poda eficiente após a colheita, podemos ter goiaba quase que o ano inteiro. Além disso, a facilidade no manejo, porque vários processos, entre eles a pulverização, roçada e limpeza do terreno, tudo pode ser feito com máquinas. Sem contar a segurança e a facilidade na hora da colheita, já que os pés são baixos”, diz o produtor.