Região de Prudente  soma 3.334 casos de ataques de escorpião em 2023

Região de Prudente  soma 3.334 casos de ataques de escorpião em 2023

 

 

O Imparcial

 

Em 2023, até o momento, os ataques de escorpião na região de Presidente Prudente chegam a 3.334 casos e uma morte. Os dados são da Divisão de Zoonoses do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual de Saúde, sendo que a última atualização foi feita no dia 22 de novembro.

Até este período, foram registradas 2.142 ocorrências nos 21 municípios que englobam o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau, enquanto no GVE de Presidente Prudente, composto por 24 cidades, foram contabilizados 1.192 casos.

No corrente ano, o número de ataques envolvendo escorpiões nos 45 municípios atendidos pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) é 13,67% maior se comparado a 2022, quando foram contabilizados 2.933 casos e nenhuma ocorrência de morte.

Tratamento imediato- De acordo com o CVE, as altas temperaturas ao longo do ano no Estado de São Paulo tornam frequentes os ataques de escorpião. As três espécies causadoras de acidentes em humanos são a Tityus serrulatus, T. bahiensis e T. stigmurus. O escorpião amarelo (T. serrulatus) é o mais prevalente, responsável pela maioria das ocorrências e casos graves.

O órgão destaca que a maioria dos casos tem evolução benigna, enquanto as ocorrências graves e óbitos têm sido associados a acidentes pelo escorpião amarelo em crianças de até 10 anos. Desse modo, ao apresentar os primeiros sinais e sintomas de envenenamento sistêmico, este público deve receber o soro específico o mais rapidamente possível, bem como cuidados para manutenção das funções vitais.