O curso de Direito da Faculdade Reges, que atende toda a região, tem uma característica interessante, entre tantas outras positivas. Há alunos de diversas faixas etárias convivendo em harmonia e com o mesmo objetivo de obter a graduação na concorrida área do Direito. A presença de alunos com maior “experiência de vida” pode ser comprovada, sobretudo, no período da manhã. As aulas no começo do dia são perfeitas para quem já está aposentado ou segue carreira em determinada profissão. O período ainda é propício para quem atua no serviço público à tarde e mesmo jovens oriundos do ensino médio que optam por estudar de manhã. É o único curso de Direito na região que possui esta facilidade.
Cursar Direito à noite é ideal para quem tem jornada de trabalho completa durante o dia. A professora aposentada e ex-vereadora Thereza Pitta está cursando o 2º termo de Direito. Ela disse que sempre acalentou a esperança de cursar Direito pelo interesse que possui na área, mas não tinha a oportunidade. Surgiu a chance oferecida na Faculdade Reges. “Havia uma preocupação no sentido de frequentar uma classe lotada de adolescentes e apenas eu em idade madura. Porém, vi que não é assim”, declarou. Thereza Pitta diz que há alunos de 50, 60 anos ou mais. Ela observa que apresenta as mesmas dificuldades e facilidades dos demais universitários. “Se houver alguma diferença será no interesse que o curso desperta. Para os mais velhos o interesse é imediato, o conhecimento do que está sendo ministrado no momento. Para muitos alunos jovens parece que focam mais o certificado e a futura carreira”, finalizou.
O comerciante José Nunes Barreto também vive a experiência de cursar Direito na Reges. Ele diz que “se, atualmente, a maturidade é vista como um problema social é preciso procurar novas vias para ter acesso aonde se quer chegar e estar. E a educação se apresenta como essa nova via”. Barreto comenta que ter pessoas maduras na educação formal ou informal quebra paradigmas e constrói sua própria identidade. O universitário complementa: “a educação ajuda a construir a velhice, de maneira digna, inserido na família, na sociedade, extirpando estigmas que o aprisionam. Através dela tem-se a chance de mudar o rumo de sua vida, redimensioná-la e redirecionar suas ações para ter liberdade de escolhas”. Ele finaliza afirmando que o “ingresso na faculdade propicia o melhor relacionamento com a família, a possibilidade de ter acesso ao saber, fazendo-o se sentir incluído na sociedade e, principalmente, vislumbrar novos desafios, novos rumos e novas conquistas”. “A presença de alunos mais experientes em sala de aula enriquece o aprendizado dos jovens. Antes da técnica, Direito é vida, é a arte de resolver conflitos com o mínimo de impacto social. A juventude traz a audácia, o ímpeto e a tendência a arriscar-se e, por sua vez, a maturidade traz em si a capacidade de observação, a tolerância e a ponderação. O curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena alia o ímpeto da juventude e a ponderação da maturidade, essenciais para o sucesso e conquistas profissionais”, comenta a coordenadora Heloísa Helena Portugal. SERVIÇO – Mais informações sobre a formação de novas turmas na Faculdade Reges para 2012 ligue para (18) 3821-9099.