O número de universitários mais que dobrou nos últimos 10 anos no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior, divulgado no começo do mês de novembro pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o País tem 6,5 milhões de estudantes no ensino superior, sendo 6,3 milhões em cursos de graduação e 173 mil na pós-graduação, dado 110% superior ao registrado em 2011. Segundo dados da pesquisa, do ano de 2001 até 2010 já foram 973,8 mil formandos em um período de dez anos.

Levantamento feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma entidade ligada às Nações Unidas, mostra que um portador de diploma de ensino superior no Brasil ganha, em média, 124% mais do que quem conclui apenas o ensino médio. Já a Unesco, aponta que apenas 20% dos jovens brasileiros frequentam a universidade, percentual bem inferior a outros países.

Em Dracena, ao todo são 528 alunos que concluem o ensino superior neste final de ano. 

REGES – São 195 alunos que encerram o ensino superior pela Rede Gonzaga de Ensino Superior (Reges) de Dracena, sendo 51 alunos concluintes do curso de Administração, 71 de Ciências Contábeis e 73 de Direito.

Segundo o diretor da Reges, José Leite da Silva Neto, ser formado numa faculdade melhora as condições salariais e diminui a possibilidade de ficar desempregado. “A cada ano que passa aumenta a importância do diploma do ensino superior. No Brasil, em média, quem cursou o nível superior tem um salário quatro vezes maior do que quem ficou somente com o segundo grau. Felizmente, para os interessados, especialmente os jovens, hoje é mais fácil o acesso para um curso superior. A maioria dos alunos que se formou consegue sair empregado de nossa instituição de ensino. Fora aqueles que conseguem ser aprovados em concursos e exames da OAB e do Conselho Regional de Contabilidade. Estudar é um investimento que renderá frutos ao longo de toda a vida”, explicou.

A colação de grau da Reges será realizada hoje (8) e amanhã (9), no salão nobre do Cesd. Hoje (8) será a colação dos acadêmicos em Administração e Ciências Contábeis e amanhã (9), dos acadêmicos em Direito.

UNIFADRA – O número de alunos que concluem o ensino superior chega a 311 formandos, sendo 31 alunos em cada curso, dos 10 cursos existentes na faculdade como: Artes; Ciências Biológicas; Computação; Educação Física; Enfermagem; Letras; Matemática; Pedagogia; Psicologia e Serviço Social, segundo informações dadas pela coordenação da faculdade.

De acordo com o diretor acadêmico da Unifadra, Enio Garbelini, o aumento de alunos que concluem o ensino superior é reflexo da economia. “Hoje em dia a facilidade para estudar é bem maior. As ofertas de cursos a preços acessíveis, linhas de financiamentos e bolsas que o governo dá ao aluno, são formas de incentivo para que a pessoa faça uma faculdade. Além disso, os brasileiros estão mais conscientes de que estudar traz mais vantagens. Hoje, são 311 alunos que concluem o ensino superior em nossa faculdade. A maioria destes alunos está na área em que deseja atuar. Os cursos de licenciatura, sem dúvidas é um exemplo. O aluno no período em que estuda, já pode lecionar. As pessoas estão vendo que o mercado está competitivo e que é preciso um nível superior. Temos em nossa instituição, alunos não só de nossa cidade como também de outras regiões que querendo ou não, após o término vão fazer a diferença no mercado de trabalho”, explicou.

A colação de grau da Unifadra será nos dias 14 e 15 deste mês. No dia 14 será a colação dos acadêmicos em licenciatura e no dia 15 dos acadêmicos dos cursos de bacharelado.

UNESP – Vinte e dois alunos irão concluir o curso de Zootecnia, porém será somente no mês de julho do ano que vem pelo fato de o curso ser semestral. 

Ontem (7) foi realizada a colação de gabinete, segundo informações da coordenação. Esta é promovida em casos excepcionais, quando os estudantes por alguma razão estão impossibilitados de participar da sessão regular. 

De acordo com o professor Fábio Ermínio Mingatto, a região contará com grandes profissionais após o termino da graduação. “A área em que nossa Universidade atua tem diversos segmentos em nossa região para o mercado de trabalho. A região contará com grandes profissionais após o término da graduação”, informou.