O ano de 2012 começa com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país – nas redes estaduais e municipais – a, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões), segundo dados do Jornal O Globo.
Esse reflexo da falta de docentes é sentido em todo o país e gera oportunidades para universitários na área da licenciatura. A direção da Unifadra vem trabalhando para aquecer o mercado das licenciaturas e desenvolve programas para facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho. “Já realizamos palestras, minicursos, jornadas e visitas a escolas de Dracena e região para ressaltar a importância de se fazer um curso de licenciatura”, comentou Wander Dorival Ramos, diretor geral da Unifadra Dracena.
O Governo Federal acabou com a exigência de fiador para a concessão de empréstimos do Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo destinado a universitários da rede privada. Desde o ano passado, os alunos de baixa renda não precisam mais ter fiador na hora de pedir o crédito. A medida vale para quem possuir renda familiar mensal per capita de um salário mínimo e meio ou estiver matriculado em um curso de licenciatura.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, comentou que essas medidas ajudam a aumentar o acesso de mais pessoas aos cursos superiores no país, valorizando os cursos de licenciatura. “Hoje há falta de professores no país. Com esta ação do Governo Federal, a expectativa é que aumente a procura para cursos superiores na área”.
A Unifadra continua com inscrições abertas para o vestibular agendado para os cursos de Arte, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Enfermagem, Letras, Serviço Social, Matemática, Pedagogia e Psicologia. As aulas para as novas turmas começam em fevereiro.