O primeiro dia do cadastramento para o benefício do passe social, que ocorre no PUM (Parque de Uso Múltiplo) Coronel Miguel Brizola de Oliveira até o dia 19 deste mês, foi tranquilo. É o que afirma a coordenadora da ação, Cristina Nunes. Balanço parcial da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), divulgado no fim da tarde dessa segunda-feira (09), mostra que 346 pessoas pleitearam o benefício.
Conforme a coordenadora, o número é baixo, já que a estimativa é receber em torno de 8 mil solicitações, porém, é razoável por se tratar do primeiro dia. Já no prédio da Seduc, onde são feitas as inscrições para alunos que residem na zona rural, foram realizados mais 20 inscrições.
A ação é de iniciativa da Seduc e tem como proposta possibilitar a gratuidade para alunos que residem a mais de 1.000 metros de distância da escola onde estuda e que dependem do transporte urbano para locomoção. Somente no PUM são aproximadamente 28 profissionais que preenchem o cadastro.
Os interessados precisam preencher alguns requisitos básicos, que serão analisados por representantes da Seduc e do Centro Controle Operacional das duas empresas de ônibus que operam no município (TCPP e Pruden Express).
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 16h, sem interrupção para o almoço. O passe social contempla estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de Presidente Prudente, incluindo do supletivo e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Simultaneamente, a pasta disponibiliza o cadastramento para pais de alunos que residem na zona rural e que precisam do transporte de vans ou kombis para chegar até a escola onde estuda. Neste caso, o prazo é um pouco maior (até 31 de janeiro) e as inscrições são efetivadas na sede da pasta, que fica na rua na Cyro Bueno, nº 86, Jardim Cinqüentenário.
Para efetuar o cadastramento, os interessado devem levar os seguintes documentos: atestado de matrícula original com o número do RA (Registro do Aluno) constando o período de aula; atestado original de inexistência de vagas nas escolas próximas à residência, com menos de mil metros; cópia da Certidão de Nascimento ou RG; além de comprovante de endereço recente, sendo obrigatoriamente uma conta de energia ou telefone. Para alunos que residem na zona rural os documentos exigidos são os mesmos, porém é necessário levar também uma foto 3×4 recente.