As aulas para os novos alunos da Unifadra começam na próxima segunda-feira (13). Os calouros serão recepcionados com atividades de acolhida e boas vindas pelos coordenadores, professores e equipe. Os veteranos já estão em aulas desde o último dia 6.
Mesmo assim, aqueles que decidiram começar uma faculdade agora, podem recorrer ao vestibular agendado da Unifadra até a próxima semana. O professor doutor Ênio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra, considera que a falta de recursos não é mais o fator principal para a não continuação dos estudos, uma vez que há uma gama de programas que oferecem bolsas de estudos. “Os alunos que não conseguem estudar por falta de recursos não podem perder a oportunidade com esses programas, pois não sabemos até quando teremos”, diz.
Ele conta que a instituição possui 100 bolsas integrais para os cursos de licenciatura (matemática, arte, letras e ciências biológicas) por meio do Programa Escola da Família (convênio com o governo estadual).
Ainda para os cursos de licenciatura, também há bolsas internas de até 50% para alunos carentes (por meio de análise documental feita pela comissão de Assistência Social), Fies (governo federal e instituição) programa em que o estudante começa a pagar os estudos após um ano e oito meses do término da faculdade, convênios com empresas da cidade e região. “Acabamos de firmar acordo com a associação de funcionários das penitenciárias do Estado de São Paulo”, disse Garbelini. Também há casos de financiamento próprio da instituição.
O diretor acadêmico pontua que restam algumas bolsas para os cursos que não são de licenciatura, mas que a maioria é destinada para eles, uma vez que a necessidade de formação de professores dos ensinos fundamental e médio no país é grande e ressalta que a instituição é uma fundação pública municipal.
SERVIÇO – O agendamento para o vestibular pode ser feito pelos telefones (18) 3821-9008 e 3821-9009 na Fundec.