Durante visita em Tupã na quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin se mostrou favorável quanto a possibilidade da Unesp campus experimental de Dracena receber novos cursos. O vice-coordenador executivo da unidade, Paulo Monteiro de Figueiredo, que também acompanhou a passagem do governador por Tupã, contou à reportagem que o governo do Estado e vice-reitor da Unesp no exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan, estão em entendimento para que seja viabilizada a possível expansão da Unesp, ou seja, a criação de novos cursos. “Se esse acordo for concretizado, muito provavelmente o campus de Dracena, assim como as novas unidades, têm condições de receber novos cursos”.
Figueiredo pontuou que tanto a unidade local, como a Prefeitura e Câmara Municipal de Dracena e o governo estadual têm se empenhado para que a expansão seja possível. Para apreciar e discutir o assunto, provavelmente ocorrerão reuniões com os órgãos competentes da Unesp em março. O curso pleiteado para o campus de Dracena foi o de Engenharia Agronômica em função da similaridade com o curso já existente de Zootecnia.
PÓS GRADUAÇÃO – O vice-coordenador ressaltou a aprovação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) da proposta interunidade de programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível mestrado acadêmico, entre o campus experimental de Dracena e o departamento de Biologia e Zootecnia da Unesp de lha Solteira.
“Foi uma conquista muito importante para o campus”, avaliou. Trata-se do primeiro curso de mestrado da cidade, em termos de pós-graduação Stricto Sensu, tanto a Unesp quanto as demais instituições de ensino superior locais possuem especialização Latu Sensu.
Figueiredo ainda cita que a unidade possui 21 docentes, todos são professores doutores, sendo que quatro conquistaram a livre-docência (um título concedido no país por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa) nos dois últimos anos.
FÓRUM DE VICE-DIRETORES – A Unesp Campus Experimental de Dracena sediará o 1º Fórum de Vice-diretores do ano nesta terça-feira (14). As reuniões mensais são itinerantes e abordam questões administrativas e acadêmicas das unidades.
“A realização do Fórum em Dracena é muito importante, pois mostra que Dracena está inserida e têm reconhecimento de outras unidades. É com satisfação que vamos recebê-los”, considerou o professor Paulo Monteiro de Figueiredo. Entre os participantes estarão a pró-reitora de extensão Maria Amélia Máximo de Araújo, o presidente do Fórum, o professor doutor, Sérgio Nobre e a vice-presidente, professa doutora Célia Maria de David.