Ontem (9), no final da tarde, o prefeito Célio Rejani, acompanhado pelo vice-prefeito Enivaldo Sartori e pelo deputado Reinaldo Alguz, informou que estará no Palácio dos Bandeirantes na próxima terça-feira (13) para a assinatura de Projeto de Lei para repasse de recursos para implantação de 11 novos cursos de graduação da Unesp pelo governador Geraldo Alckmin. O convite foi feito por email pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury.

Os 11 novos cursos de graduação da Unesp, entre eles, o de Engenharia Agronômica para o Campus Experimental de Dracena, foram aprovados pelo Conselho Universitário da Unesp, que é formado pelo vice-reitor no exercício da reitoria, Júlio Cezar Durigan, pelos pró-reitores, diretores de todas as unidades, representação de funcionários e alunos de todos os campus, na última quinta-feira (8) à noite.

Célio pontuou que a administração está contente e que dois passos importantes foram dados para a criação do novo curso. “Faz tempo que estamos lutando por isso e estamos dando passos importantes para o desenvolvimento da cidade e região com o apoio do governador Geraldo Alckmin e do deputado Reinaldo Alguz; tenho certeza de que os novos cursos serão encaminhados”, disse.

O deputado Reinaldo Alguz, que é engenheiro agrônomo e teve que deixar a cidade para estudar, considerou que o sonho antigo da região de possuir um curso de Engenharia Agronômica está prestes a se realizar. “Gostaria de ressaltar o empenho pessoal do governador Alckmin e do prefeito Célio, por seu trabalho arrojado, que não mediu esforços para viabilizar o desenvolvimento da Unesp na cidade”.

Alguz ainda assegurou que irá trabalhar para que o projeto de lei seja aprovado com agilidade. “Não só eu, mas acredito que todos os deputados se empenharão para que o projeto tramite o mais rápido possível na Assembleia, fazendo com que o caráter agrícola da região seja resgatado”, descreveu.

Ambos explicaram que apesar do panorama favorável, a instalação do novo curso ainda não está definida, uma vez que, após a aprovação dos novos cursos pelo Conselho da Unesp e assinatura do projeto de lei pelo governador, a Assembleia Legislativa ainda votará o projeto para então, a coordenação da Unesp de Dracena encaminhar o projeto pedagógico do novo curso para apreciação. 

A reportagem entrou em contato com Coordenação Executiva do campus local, composta pelos professores doutores Mario de Beni Arrigoni (presidente) e Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo (vice). Eles disseram que estavam muito contentes com as decisões e agora torcem pela aprovação do projeto na Assembleia, trabalhando na produção do projeto pedagógico.

“Vamos nos preparar para que no tempo mais rápido possível tenhamos condições de receber o novo curso”, comentaram. Os professores também enalteceram o trabalho do deputado Reinaldo Alguz e de outras forças políticas da região, assim como do prefeito Célio Rejani e da Câmara Municipal.