Presidente Prudente recebeu do MEC (Ministério da Educação) o selo Município Livre do Analfabetismo. A certificação foi entregue a 207 das 5.570 cidades brasileiras que cumpriram a meta de 96% de alfabetização de jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos. O título foi conquistado após análise dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realizou levantamento do nível de analfabetismo em 2010. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de ontem, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, e contou com a presença de cerca 500 pessoas, entre professores e representantes da Seduc (Secretaria Municipal de Educação).
De acordo com o Departamento de Planejamento da pasta, atualmente, 100 alunos fazem parte do EJA (Educação de jovens e Adultos) em quatro escolas da cidade – Alayde Tortorella de Faria Motta, Domingos Ferreira de Medeiros, Ettore Marangoni e João Franco de Godoy (Navio). Ainda durante a solenidade, o professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Dermeval Saviani, palestrou sobre a organização da educação escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
Segundo Ondina Barbosa Gerbasi, secretária municipal de Educação, o selo “vem concretizar as ações desenvolvidas pela secretaria na área da educação de Prudente”. Ela conta que a rede de ensino conseguiu alcançar o índice de 96% de alfabetização entre os jovens e adultos. “Estamos praticamente livres do analfabetismo. Nosso objetivo, agora, é sanar estes 4% que faltam”, diz. A concessão do selo está prevista no Decreto 6.093/07, que dispõe sobre o Programa Brasil Alfabetizado.
A secretária destaca que, além de desenvolver o trabalho de alfabetizar as pessoas, há toda uma preocupação de levar o aluno a interpretar o que está lendo. “O ensino vai além da escrita, é conseguir que o estudante interprete o que está lendo e aprendendo. Isso acaba com o analfabetismo funcional”, alerta. Gerbasi acredita que o reconhecimento do MEC mostra que a “a educação prudentina está no caminho certo”, e que o trabalho que desenvolvido tem atendido as necessidades da população.
O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), foi quem recebeu o certificado das mãos da secretária e demonstrou satisfação com o reconhecimento da cidade no aspecto educacional. “Este ato demonstra que os investimentos nos setores do ensino estão dando resultados”, explica. Tupã ressalta que esta e outras conquistas são frutos de um trabalho realizado em conjunto. “Os reflexos positivos são graças à participação efetiva dos professores, pais e dos alunos. É a união de todos em prol da qualidade da educação”, completa.
A professora de ensino fundamental, Rosilene Ribeiro da Costa, acredita que o selo trará modificações na educação de Prudente. “É importante para o desenvolvimento do ensino, principalmente o fundamental”, expõe. Em relação à palestra, Costa frisa que as informações “sempre vêm complementar e enriquecer a formação dos docentes”.
Para receber os participantes houve uma apresentação cultural com alunos do projeto Cidadescola. Comandados pelo maestro Luiz Antônio Peres Filho, Luizão, os estudantes tocaram músicas instrumentais.
Ensino fundamental
Ainda de acordo com informações do Setor de Planejamento da Seduc, 8.598 crianças integram a rede municipal de ensino fundamental, em 31 escolas. Para complementar a formação educacional, Gerbasi explica que o município desenvolve a educação integral. “O objetivo é fomentar o desenvolvimento do aluno dentro do convívio educacional e social”, conta. Ela lembra que o projeto está inserido nas 31 escolas de educação fundamental, porém, nem todos os alunos participam do período além do horário normal das aulas. “Nossa intenção é que todos estudantes comecem a frequentar as atividades extracurriculares”, finaliza.
Palestra
Com a proposta de aperfeiçoar o conteúdo curricular dos professores da rede municipal de ensino fundamental da cidade, foi realizada a palestra “Organização da Educação Escolar na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica”. Saviani explica que o tema apresenta o resgate das teorias da educação e detalha a linha histórica e crítica do ensino. “O intuito é orientar os profissionais a realizarem sessões de estudos para elaboração de ideias e teorias para a prática da educação”, salienta.