Os 50 mil professores que prestarão a partir de amanhã, 24, as provas da edição de 2014 do Programa de Valorização pelo Mérito, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, já podem conferir os locais onde farão o exame. A aprovação no programa garante aos servidores aumento salarial de 10,5%.
As avaliações serão aplicadas nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino do Estado em duas datas. No dia 24, próximo domingo, serão 12.392 profissionais que participarão das provas. No dia 31, na outra semana, 37.722 professores.
A lista de locais e horários poderá ser conferida no Portal da Secretaria, no link “Consulta: Locais de Prova de Promoção do Quadro do Magistério”. Informações também podem ser obtidas no telefone (11) 3874-6300 ou ainda na diretoria de ensino, de segunda a sexta-feira. As provas serão compostas por 60 questões objetivas e uma redação.
Na edição de 2014, puderam se inscrever educadores enquadrados nas 1ª e 3ª faixas salariais e que compõem o quadro de evolução da Secretaria, criado a partir de uma política salarial inédita. Serão aprovados os educadores que atingirem nota mínima de 6 para evolução da faixa 1 para 2 e nota 7 da faixa 3 para 4.
DATAS E CARGOS – No período da manhã do dia 24 de agosto, farão as provas os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No mesmo dia, no período da tarde, o exame será aplicado a professores da classe de suporte pedagógico (supervisores e diretores) e docentes que atuam na educação especial.
Já no dia 31, a avaliação ocorrerá apenas no período da tarde e será voltada aos docentes das disciplinas de língua portuguesa, inglês, alemão, francês, italiano, japonês, arte, educação física, matemática, ciências, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, sociologia e psicologia, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio.
“Garantir o aumento de 10,5% por meio de provas que reconhecem o esforço dos nossos docentes pela melhoria da qualidade de ensino é mais um dos dispositivos que a Secretaria da Educação mantém ou criou ao longo dos últimos anos. Os nossos professores podem conquistar ainda evolução salarial em 5% por meio de qualificações adquiridas ao longo da carreira”, lembra o secretário da Educação, Herman Voorwald.