Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena realizou a 4ª edição do Programa de Iniciação Científica – PIC. Iniciada em 2010, a atividade tem por objetivo estimular a produção científica dos acadêmicos e divulgar as pesquisas realizadas como Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos do 5º ano.
Os acadêmicos apresentaram suas pesquisas em áreas de interesse e de relevância para a sociedade. Os temas envolvem polêmicas e questões controvertidas que estimulam o debate jurídico em busca de soluções para melhorar a sociedade e a visão crítica dos futuros profissionais.
Foram abordados assuntos como a reprodução assistida, tribunal do júri, alienação parental, o direito da moda, as águas compartilhadas do aquífero guarani, estupro do vulnerável, redução da maioridade penal, bullying cibernético, o abandono afetivo paterno, guarda compartilhada, visão jurídica da união homoafetiva, licitações públicas, eutanásia o direito de viver, dentre outros que inquietam a sociedade e devem ser debatidos para o alcance de soluções pacificadoras.
Além dos seminários dos alunos foram realizadas oficinas jurídicas ministradas pelos professores que apresentaram temas emergentes do Direito, como o fenômeno da mutação constitucional, serial killer, a problemática dos resíduos sólidos urbanos, segurança e privacidade virtual, direitos do consumidor e a discussões sobre a lei do inquilinato.
Os alunos, por três dias consecutivos, puderam diversificar a forma de aprendizado tanto participando como ouvintes nas oficinas ou expondo suas próprias pesquisas aos colegas e professores.
No encerramento os alunos se confraternizaram num ambiente de alegria no “Boteco do Direito”. Ao som de música ao vivo, a Faculdade Reges de Dracena proporcionou momentos de descontração visando celebrar a vitória e o sucesso das apresentações dos Trabalhos de Curso e de Iniciação Científica. O curso de Direito agradece o apoio da mantenedora presidida pelo professor José Gonzaga da Silva Neto, que sempre busca proporcionar aos seus alunos um ambiente harmônico e humano.