A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até a próxima segunda-feira (1º) as inscrições para o novo curso voltado aos gestores dos Centros de Estudo de Línguas (CELs). Na capacitação, os docentes receberão formação com foco na metodologia para o ensino de línguas estrangeiras e orientações sobre boas práticas pedagógicas. A Secretaria mantém hoje 228 centros que oferecem sete idiomas a mais de 60 mil estudantes da rede estadual de ensino.
Em Dracena, a EE 9 de Julho é a escola da rede estadual de ensino na cidade que tem o Centro.
A capacitação pode ser feita por professores coordenadores dos CELs, diretores de unidades escolares que contam com as turmas de idiomas, supervisores de ensino e professores-coordenadores da área de língua estrangeira das diretorias de ensino. O cadastro deve ser feito por meio do Portal da EFAP, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo. São 500 vagas e o início das aulas está marcado para o dia 17 de setembro.
“O objetivo do curso é disseminar boas práticas pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos gestores dos CELs, que já proporcionam ao aluno a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar o acesso a outras culturas”, destaca o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Idiomas gratuitos e intercâmbio
Os 228 CELs do Estado oferecem gratuitamente até sete idiomas diferentes: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim. No primeiro semestre, 66 mil estudantes estavam matriculados em todo o Estado. Em novembro deste ano, 219 jovens vão embarcar para a Europa na segunda etapa do programa de intercâmbio da Secretaria. Os alunos participarão de um curso intensivo de idiomas na Espanha, França ou Inglaterra, além de passeios culturais monitorados.