Amanhã, 31, professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participam da segunda parte da prova do Programa de Valorização do Mérito 2014. O exame deste fim de semana é dirigido a docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio. A aprovação garante aos servidores reajuste salarial de até 10,5%.
Ao todo, mais de 50 mil docentes se inscreveram no processo deste ano. Destes, 12.392 são dos anos iniciais do Ensino Fundamental, suporte pedagógico e educação especial e fizeram prova no domingo passado. Para este domingo estão inscritos 37.772 professores. Todos serão submetidos à avaliação composta de 60 questões objetivas sobre formação específica por campo de atuação e uma redação.
As provas serão aplicadas nos 91 municípios-sedes das Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria. A lista de locais e horários poderá ser consultada no Portal da Secretaria, no link “Consulta: Locais de Prova de Promoção do Quadro do Magistério”.
O processo é válido para educadores enquadrados nas 1ª e 3ª faixas salariais e que compõem o quadro de evolução da Secretaria, criado a partir de uma política salarial inédita. Serão aprovados os educadores que atingirem nota mínima de 6 para evolução da faixa 1 para 2 e nota 7 da faixa 3 para 4.
“O aumento da remuneração por mérito é uma das formas de valorizar e estimular quem atua na maior rede de ensino do País. Desde 2010, quando o exame foi implantado, mais de 100 mil servidores já foram contemplados”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.