O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação) divulgou na última sexta-feira, 5, dados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que mostram que 81% dos municípios da região da Diretoria de Ensino de Adamantina não alcançaram a meta estabelecida para a rede pública de ensino no ensino fundamental.
Na tabela divulgada é possível visualizar a meta estabelecida e a nota alcançada na avaliação de 2013, que seguem o Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil, aplicadas aos alunos da 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano).
Pela listagem, o município de Adamantina não alcançou a meta estabelecida em nenhuma das faixas. Já Dracena, ultrapassou a meta para a 4ª série, mas não teve o mesmo rendimento com a 8ª série.
Das 22 cidades subordinadas a Diretoria de Ensino de Adamantina, somente Lucélia e São João do Pau D’Alho atingiram a meta nas duas faixas de ensino.
Na faixa da 8ª série, 81% não conseguiram a nota instituída; somente Lucélia, Ouro Verde, Sagres e São João do Pau D’Alho alcançaram a meta do Ideb.
Já com relação à 4ª série, o desempenho da região foi melhor e 12 municípios conseguiram alcançar o patamar estabelecido, representando 54%: Dracena, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Monte Castelo, Nova Votuporanga, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. (Com informações do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).