No início deste ano, a Secretaria de Educação adotou o Sistema Sesi de Ensino voltado aos alunos do 1º ao 4º ano da Rede Municipal. A qualidade do ensino oferecido pelo novo sistema é reconhecida e comprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – superiores da média nacional e a média do Estado de São Paulo.
Para José Roberto Zarzur, secretário da pasta, a introdução do novo ensino foi um avanço na educação de Dracena. “No princípio houve um pouco de receio por parte dos alunos e dos professores porque o método mudou por completo a rotina de ensino, porém, os professores cumpriram com o seu papel e seguiram rigorosamente o sistema. De modo geral, foi muito bem aceito”, falou.
Zarzur ainda comentou que alguns educadores no início tiveram um pouco de resistência para aderir ao novo método, uma vez que, os professores precisam estudar e analisar o novo material, entretanto, “houve um período de assimilação, participação, preparação e pouco a pouco eles foram se interando até a implantação para que tudo ocorresse normalmente”.
Os técnicos do Sesi compareceram à cidade durante todo o ano para repassar todas as orientações necessárias para professores, coordenadores e diretores. Os professores tiveram que estudar, criar e se adaptar para a realização de cada aula. O secretário ainda destacou que o Sistema Sesi de Ensino possui um material rico, bem elaborado e que se equivale ao ensino aplicado em uma escola particular.
Sobre os resultados e avanços na educação municipal, o secretário disse que irá conferir os resultados no próximo ano quando ocorrer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) novamente.
A Secretaria recentemente realizou um levantamento para a compra dos materiais que serão utilizados no próximo ano letivo. “Eles já foram adquiridos e devem chegar ainda neste ano, disse a diretora do departamento de ensino”, Fernanda Nasser Gerônimo Conde.
O material didático fornecido pelo Sesi tem um custo mensal de aproximadamente R$ 15 por aluno, um valor consideravelmente acessível em razão da qualidade do material. No total, o município investiu cerca de R$ 400 mil durante todo o ano. Além do material didático, o investimento inclui capacitações e orientações com os profissionais do Sesi. Atualmente, a rede municipal atende cerca de três mil alunos do 1º ao 4º ano.
O Sistema Sesi de Ensino abraça as escolas onde seu sistema de ensino é aplicado e cada unidade escolar passa a contar com a atenção e monitoramento constantes da instituição, além de fornecer constantes treinamentos para professores e gestores da educação, sempre respeitando as diretrizes educacionais traçadas pelo município.
CEAE – A Secretaria de Educação também iniciou neste ano os atendimentos no Centro Educacional de Atendimento Especializado (CEAE). Atualmente cerca de 60 crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita são assistidas por uma ampla equipe. O atendimento começa dentro da sala de aula, com a observação do professor. Se constatado fora dos padrões, o docente irá conduzi-lo para a equipe multidisciplinar da escola composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. “As crianças estão tendo uma melhora visível no aprendizado. As mães perceberam a evolução destes alunos e elogiam constantemente os trabalhos realizados no CEAE”, finalizou Zarzur.