A instituição de ensino americana New York University (NYC) promove, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o workshop Mercados de Música e Modelos Emergentes, iniciativa voltada para executivos, profissionais, pesquisadores e estudantes, residentes no Brasil, interessados em se familiarizar com os modelos de negócios no cenário atual da música. O evento continuará até 16 de janeiro, coincidindo com o período de férias escolares no Brasil.
Para um dos coordenadores do curso, o professor de Inovação de Produção Cultural da FVG, Claudio D’Ipolitto, as parcerias com universidades estrangeiras são importantes para quem está interessado em se aperfeiçoar profissionalmente. “Além de trazer um peso para o currículo, o contato com professores e alunos estrangeiros, muitos provavelmente já profissionais do ramo, permite a troca de experiência e propicia novos conhecimentos”.
D’Ipolitto ressalta que o workshop incentiva a repensar a atividade cultural. “A forma de se produzir e consumir música vem se transformando radicalmente nos últimos anos com as novas tecnologias. A pergunta que tanto alunos como professores vão buscar responder nesses encontros é a forma como os negócios no cenário da música podem sobreviver em um mundo conectado”, explicou.
“A mudanças no mercado da música, devido a um cenário cada vez mais conectado, veloz e globalizado, afeta a qualquer um que produz conteúdo”, disse.
Além de professores, a FGV vai receber 30 alunos do programa de pós-graduação em Negócios da Música da NYU. A instituição abriu 15 vagas para os alunos brasileiros interessados. As inscrições podem ser feitas até amanhã.