As novas regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), determinadas pelo Governo Federal estão trazendo consequências para os alunos aprovados nos vestibulares desse ano. As faculdades da cidade, assim como ocorre com as instituições de ensino superior em todo o País, estão sentindo o impacto das medidas.
As principais mudanças determinadas pelo Ministério da Educação, após um período de impasse no começo do ano em abrir o Fies, são a redução do repasse de 12 para 8 das mensalidades às faculdades e o limite de 6,4% nos reajustes das prestações.
Com atraso, o período de novas inscrições e renovações dos contratos já existentes do Fies, foi reaberto em todo o País no último dia 23, segunda-feira, mas com mudanças na estrutura do programa.
“Houve uma quebra de contrato por parte do Governo Federal que inviabiliza manter o Fies”, informa o diretor da Faculdade Reges, em Dracena, Fábio Holmes Lins.
Ele explica que esse é o motivo da faculdade ter suspenso a partir deste ano, a adesão ao Financiamento para os alunos que estão ingressando na instituição.
O diretor esclarece que além do reajuste de 6,4%, índice da inflação de 2014, estar abaixo dos aumentos dos custos da Faculdade, do total de 12 mensalidades ao ano, somente oito serão repassadas às faculdades.
“As quatro parcelas restantes serão pagas pelos alunos após se formarem, mas ainda não se sabe como e quais os critérios serão adotados para que isso ocorra”, informa.
O diretor prossegue explicando que as faculdades têm que arcar com despesas que aumentam muito acima da inflação. Isso inclui o 13º salários dos professores, a folha normal dos funcionários, recolhimentos de impostos e obrigações trabalhistas como o INSS, a manutenção e os reajustes nos preços de serviços, como a energia elétrica que já aumentou 40% nos últimos meses e tem previsão de subir ainda mais.
“Dessa forma, fica difícil para a faculdade oferecer o Fies, essa quebra de contrato pelo Governo Federal, inviabiliza a adesão ao Financiamento”, enfatiza o diretor.
Para os alunos veteranos a Reges irá manter o Fies, no entanto, a instituição está oferecendo aos 120 alunos que estudam com o financiamento, 50% de bolsa de estudos para que se desliguem do Fies.
A Faculdade Reges possui aproximadamente 1.200 alunos, 120 deles (10%) estudam pelo Financiamento nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. O curso de Direito é o que possui mais alunos pelo programa.
UNIFADRA – A assessoria de imprensa da Unifadra (Fundec) informou quinta-feira, 26, que a faculdade vai aceitar as imposições estabelecidas pelo Governo Federal, mas ressalta que a medida foi adotada para não prejudicar os novos alunos. “As condições foram impostas e não houve diálogo, no entanto, a faculdade vai absorver os novos custos para não prejudicar os alunos e vai manter o Fies para os alunos antigos e para os que estão ingressando nesse”, informa a assessoria, acrescentando que os alunos interessados podem se inscrever no programa.