As escolas da rede estadual de ensino têm até hoje, 27, para fazer o cadastro no novo programa de reforço da Secretaria da Educação. O projeto estipula ao menos duas aulas extras por semana de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio com dificuldades. Pela primeira vez, o modelo contará com recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para a rede paulista e um jogo virtual irá ajudar a recuperar o conteúdo.
A proposta é que as unidades de ensino organizem o cronograma de aulas no pré ou pós-turno da grade regular. O reforço terá supervisão das 91 Diretorias Regionais de Ensino e os alunos participantes serão indicados a partir dos resultados das provas bimestrais. Os professores interessados em atuar na modalidade também terão que fazer cadastro a partir do dia 30. A duração do programa é de 10 semanas.
Entre os materiais didáticos utilizados está o game “A Aventura”, em que o estudante será desafiado a salvar o planeta de uma invasão alienígena e, para tanto, precisará cumprir missões que exigem habilidades matemáticas e de linguagem. Os exercícios complementares podem ser feitos em qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola das unidades escolares, o que amplia o tempo de estudo e contribui para que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas.
“Os professores que se candidatarem para dar as aulas passarão por formação específica para que ministrem o conteúdo com essa nova linguagem e façam intercâmbio de estratégias de aprendizado. O objetivo da Secretaria é ampliar a utilização da tecnologia com aliada na educação e como mais uma ferramenta dos nossos programas de recuperação”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
REFORÇO INTENSIVO E CONTÍNUO – Ao longo do ano letivo, a Secretaria também oferece aos estudantes as modalidades “intensiva” e “contínua” de recuperação. Além disso, os professores têm à disposição o Currículo+, um banco online e colaborativo que já reúne 3 mil objetivos digitais. A plataforma é segmentada por ciclo (Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos) e disciplinas. Todo conteúdo dialoga com o currículo implementado na rede paulista.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA /Secretaria da Educação do Estado de São Paulo