A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou ontem, 7, o processo de atribuição para os professores interessados em participar do novo programa de recuperação. Os docentes já cadastrados podem escolher as aulas nas escolas estaduais, incluindo as da região de Presidente Prudente. O cronograma segue até hoje, 8, nas 91 Diretorias Regionais de Ensino. O reforço será de Língua Portuguesa e de Matemática e vai ocorrer ao menos duas vezes por semana para alunos com dificuldades no aprendizado das duas disciplinas.
Todos os professores que vão ministrar as aulas extras vão passar por curso de formação. Os docentes poderão ainda suplementar a jornada e ganhar até R$ 1.690, de acordo com o número de aulas atribuídas. O processo de atribuição seguirá as mesmas regras das aulas regulares. A recomendação da Secretaria é que o reforço ocorra uma hora antes ou depois da grade curricular e comece a partir da segunda quinzena de abril, com duração de 10 semanas. A participação será por adesão e as aulas são voltadas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e do Ensino Médio, indicados por meio de avaliações escolares. 
Para nortear o reforço, a Secretaria da Educação desenvolveu um material inédito e com foco na tecnologia para que as aulas sejam mais dinâmicas, interativas e dialoguem com o universo dos jovens. Este é um dos motivos para o programa ter sido chamado de “Aventuras Currículo +”. O aluno indicado terá acesso a exercícios complementares em forma de jogo virtual. O game exige habilidades de matemática e linguagem  e pode ser acessado de qualquer computador, incluindo as salas do Acessa Escola das escolas estaduais.
“Ao final do projeto, em junho, a rede fará uma avaliação sobre a evolução dos participantes. O Aventuras Currículo + é mais uma possibilidade de reforço oferecida pela Secretaria para que os nossos alunos continuem avançando em seus estudos e para que os professores ampliem suas estratégias de aprendizado, fortalecendo o vínculo com a escola”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Além do “Aventuras Currículo +”, a Secretaria oferece ao longo do ano outras duas modalidades de recuperação, a contínua e a intensiva.
 
 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo