As escolas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de Ensino Médio da Secretaria da Educação de São Paulo interessadas em aderir ao novo modelo de tempo integral no próximo ano já podem fazer a inscrição. O cadastro fica aberto até o dia 17 de abril no GDAE, sistema online da rede estadual. Mais informações no Portal da Educação -www.educacao.sp.gov.br.
A ampliação faz parte dos planos da Secretaria de expandir a permanência dos alunos em contato com os estudos. Atualmente, estão em funcionamento 492 unidades escolares com jornada estendida, igual ou superior a sete horas e que atendem mais de 130 mil estudantes, número 64% maior do que o registrado em 2012.
Todas as escolas interessadas em aderir ao Novo Modelo devem entrar em contato com as 91 Diretorias Regionais de Ensino, que farão a análise do pedido. A adesão é voluntária e a decisão final depende do consenso entre direção, professores e comunidade escolar. No modelo integral, além do maior tempo de permanência na escola, os estudantes têm à disposição disciplinas eletivas, orientações sobre a carreira e estudo e também para a iniciação científica.
Em relação aos professores, o regime é de dedicação exclusiva. Para participar do modelo, os educadores passam por um processo seletivo aberto a servidores efetivos e estáveis da rede, licenciatura plena e atuação de, pelo menos, três anos na rede. Os selecionados garantem uma gratificação de 75% sobre o salário-base. Hoje, a remuneração inicial é de R$ 4227,80.
“A Secretaria atua com a proposta de ampliar a permanência dos alunos na escola, oferecendo um currículo inovador e que dialoga com a realidade dos nossos estudantes. Os últimos indicadores do desenvolvimento da educação, o Idesp, mostram que a estratégia é acertada. No Ensino Médio, o índice de Língua Portuguesa e Matemática teve ampliação de 26% em um ano. No Ensino Fundamental, o avanço foi de 19%”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Modelo inédito para crianças – Em 2015, a Secretaria estendeu para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) o modelo de tempo integral. Nesse ciclo, são 17 escolas que, pela primeira vez, vão conduzir a alfabetização com a oferta de atividades pedagógicas artísticas e lúdicas, além da apresentação aos conceitos do protagonismo juvenil e gratificação dos servidores.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo