A partir desta quinta-feira, 23, escolas da rede estadual começam o novo programa de recuperação. A indicação é que sejam oferecidas aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática, ao menos, duas vezes por semana. O reforço é voltado a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio com dificuldades no aprendizado. Em todo o Estado, foram indicados 205 mil alunos, sendo 8 mil na região de Presidente Prudente.
O horário das aulas varia de acordo com cada unidade: uma hora antes ou após a grade regular, ou ainda no contraturno. A seleção dos estudantes foi pautada no desempenho deles nas provas do primeiro bimestre e na avaliação diagnóstica aplicada pela Secretaria. A proposta do novo projeto é recuperar o conteúdo já neste início de semestre. A participação das escolas e alunos foi por adesão.
Para tornar o programa mais dinâmico e atrativo, a Secretaria elaborou um material com foco na tecnologia. Em “Aventuras do Currículo +”, as atividades serão feitas com auxílio do computador (da sala do Acessa Escola ou de casa) e reúnem desafios em linguagem de Game que exigem o raciocínio matemático e o domínio de leitura para resolvê-los. Todas as aulas serão acompanhadas de perto por professores capacitados para utilizar a ferramenta educativa.
“A Secretaria tem como meta aprimorar o aprendizado e as estratégias de ensino. Investimos na formação dos professores que estarão nas salas de aula e vão utilizar a plataforma pela primeira vez. O objetivo é fazer com que nossos alunos continuem avançando em seus estudos”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
O novo programa de reforço tem duração de 10 semanas. Ao final, a Secretaria fará uma avaliação com os alunos para identificar os resultados. Além dessa modalidade, as escolas estaduais continuam com as opções de recuperação contínua e intensiva ao longo do ano.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo