A EE Alfredo Machado localizada no Jardim Brasilândia promoveu recentemente uma semana de palestras na unidade. O subtenente Luciano Moura de Oliveira, do Tiro de Guerra de Dracena realizou no pátio da escola palestra no dia 13 de abril sobre a importância da carreira do Exército. Utilizando recursos gráficos apresentou a origem do Exército brasileiro, as características da profissão militar, os principais projetos estratégicos e fez a divulgação da campanha do dia do Exército, falando sobre a missão dos militares.
Em outro dia, a escola ainda recebeu os professores doutores Ronaldo Cintra Lima e Diego Cintra, engenheiros agrônomos e professores da Unesp, campus Dracena, para ministrar palestras cujo título foi sustentabilidade.
Foram abordados no evento com o tema sustentabilidade assuntos referentes ao projeto do Proemi – Programa Ensino Médio Inovador intitulado Eco Alfredo, que tem como objetivo vitalizar a área verde da escola, tornando a escola mais atrativa, conscientizar e incentivar a prática de atividades físicas e a conservação do meio ambiente.
Houve também apresentação feita pelos professores envolvidos no projeto “Revitalização do córrego Marrequinhas”, popularmente conhecido como Pokémon, no Jardim Brasilândia, com a presença do prefeito José Antônio Pedretti, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, em seguida, os palestrantes que serão parceiros no desenvolvimento do projeto, Arielen Casagrande – bióloga, Tamiris Honda, estagiária do curso de Engenharia Ambiental e Michel Crepaldi, engenheiro ambiental discursaram sobre a relevância do projeto, a degradação e preservação do meio ambiente, bem como a necessidade da recuperação do córrego e a qualidade da água .
O evento veio reforçar a necessidade de ações permanentes de conscientização e preservação do meio ambiente, ações de incentivo ao protagonismo juvenil.
No encerramento, os aplausos foram intensos por parte dos alunos, a diretora Ivanilde Spigotte Basso agradeceu a presença de todos, em especial aos parceiros, aos alunos e aos docentes envolvidos no projeto.