Desde a segunda quinzena de abril, a Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação de Dracena tem realizado reuniões semanais com os polos para revisar e discutir as metas e estratégias. Mais um encontro aconteceu ontem, 4, na sede da Secretaria de Educação, agora com todas as frentes educacionais da cidade (representantes dos segmentos municipal, estadual e particular).
O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que define metas educacionais para o município por um período de dez anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Não é um plano somente da rede municipal de ensino, o documento deve estabelecer diagnósticos, diretrizes, metas e estratégias para todos os níveis de ensino e modalidades e deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.
Em Dracena foi criado o Decreto Municipal n.º 6.598 de 17 de novembro de 2014, alterado pelo Decreto Municipal n.º 6.669, de 17 de abril de 2015, que institui uma Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação, cuja a coordenação e presidência da comissão é da diretora do Departamento de Ensino de Dracena, Juliana Corrêa Pereira. A comissão está trabalhando para que toda a população receba uma educação de qualidade.