A inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2015 foi prorrogada até as 15 horas da próxima segunda-feira, 18, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30. O exame será no dia 14 de junho.
O Vestibulinho oferece 53.716 vagas para o Ensino Técnico. Desse total, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.675 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.
Na unidade de Dracena – Etec Prof.ª Carmelina Barbosa – estão disponíveis para o vestibulinho os cursos técnicos em Administração; Enfermagem e como ensino à distância Administração; Comércio e Secretariado.
INSCRIÇÕES – Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, vão até as 15 horas do dia 18 de maio. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.
No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.
INCLUSÃO SOCIAL – O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.