A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil iniciaram hoje (16), em Brasília, na sede da empresa, uma série de encontros de pesquisadores em comunicação pública, envolvendo empresas de radiodifusão nacionais e internacionais e instituições de pesquisas acadêmicas e profissionais.
O 1º Encontro de Pesquisadores da EBC é parte do acordo de cooperação para criação do Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública no país. O objetivo é apresentar trabalhos dos empregados da empresa inscritos no projeto de criação do centro. São pesquisas já defendidas por eles e aprovadas em suas qualificações de doutorado, mestrado e especialização. O centro também abrirá espaço para profissionais da EBC com notório saber em suas áreas de atuação.
Segundo a ouvidora da EBC e diretora do projeto de criação do centro, Joseti Marques, a ideia inicial era de uma escola de comunicação pública, que evoluiu. “Se reuníssemos os saberes e formações dispersos na empresa e no campo amplo da comunicação pública poderíamos pensar a nossa vocação na direção do que indica a missão da EBC, de produzir e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas. Então, poderíamos ser um centro emanador desse conhecimento”, dlsse Joseti.
Ela informou que, já na primeira chamada, foram reunidos dez doutores, 30 mestres e 40 especialistas entre os empregados da empresa.
O Projeto EBC-Unesco para criação do centro visa a contribuir para a consolidação de um sistema público de radiodifusão diversificado, plural e em sintonia com os padrões internacionais de qualidade. O objetivo é ser referência para a comunicação pública no Brasil, na América Latina e na África, em especial nos países de língua portuguesa.
A presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Fleck, disse esperar que o centro tenha total autonomia para pesquisas frente ao mercado e ao governo federal. “Para que ele [centro] seja realmente capaz de produzir aquilo que é uma enorme carência dentro do universo da comunicação pública atualmente, a inovação. Essa liberdade de criação certamente será um estímulo à articulação de diversos atores interessado nesse tema, seja nas universidades, seja nos movimentos sociais, em coletivos na internet, nas emissoras privadas.” Ana Fleck destacou que este é também um projeto de valorização dos empregados da EBC.
Para o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares, a questão da convergência das mídias e do uso das novas tecnologias de comunicação e informação na educação é um enorme desafio no Brasil. “Não conseguimos avançar, temos inúmeras dificuldades e um problema gravíssimo em termos de conteúdo programático nas escolas para tratar esse tema. Então, ter a EBC preocupada com essa questão, com a pesquisa aplicada, complementando o que já é feito no ensino superior, para nós é fundamental. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, disse.
Segundo o presidente da EBC, Nelson Breve, o Brasil precisa formar uma cultura de comunicação pública, popularizando a educação, a cultura e a ciência, para tentar transformar o modelo comercial da comunicação no país, que distorce a democracia. “Para isso, tivemos a inspiração de algo para formar essa cultura e, daqui, conseguir irradiá-la para todo país. [O centro] ajuda a empresa a reunir seus pesquisadores, o conhecimento que aqui existe, e depois o de fora da empresa, para formar uma cultura organizacional em que os nossos empregados e para que todos aqueles que lidam com a comunicação pública no Brasil entendam melhor o seu papel na sociedade”, disse Breve.
Nove pesquisadores da EBC em Brasília apresentam trabalhos nesta terça-feira. Nos dias 24 e 25 próximos, 15 trabalhos serão mostrados na EBC, no Rio de Janeiro e, no dia 26, cinco pesquisadores se apresentarão na sede da empresa, em São Paulo. Os temas são relacionados à comunicação pública, ao rádio, à televisão, ao cinema, à política, à arte contemporânea e à mídia. A expectativa é que nos próximos ciclos de encontros sejam apresentados resultados de pesquisas aplicadas, desenvolvimento e inovação na área.
O Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública será lançado oficialmente no dia 25 de setembro, data que marca os 131 anos do nascimento de Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.