Este ano é especial para a Rede Gonzaga de Ensino Superior (Reges), de Dracena. Neste mês de agosto comemoram-se os 20 anos de fundação do Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd), que no ano de 2011 passou a chamar-se Reges.
O motivo de comemoração ainda é maior porque também fazem duas décadas do início das atividades da faculdade de Ciências Contábeis do grupo. Durante todo esse período aconteceram inúmeros investimentos na faculdade considerando-a hoje uma das melhores do estado de São Paulo e porque não falar do Brasil. O curso de Ciências Contábeis foi premiado com quatro estrelas na avaliação de cursos superiores através do Guia do Estudante da Editora Abril no ano que passou.
É um dos cursos mais bem conceituados pelo MEC na nossa região e nas avaliações do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes obteve nos anos de 2009 e 2012, conceito 4 – numa escola que varia de 1 a 5.
A atitude do professor José Gonzaga da Silva Neto, presidente da Reges, na época da instalação do Centro de Ensino Superior em Dracena, com o primeiro curso Ciências Contábeis, foi muito bem-vinda tanto para a cidade quanto para a região. Foi abrindo caminhos para a chegada de novos cursos superiores – concretizando com as demais instituições de ensino da cidade que Dracena é um polo de Educação.
O primeiro coordenador do curso foi o professor Célio Rejani, atualmente está à frente da coordenação a professora Andréa Ubeda. Rejani lembra que grande parte dos primeiros alunos que procuraram cursar Ciências Contábeis foi de empresários que tinham experiência na área, porém não detinham o conhecimento acadêmico, nos dias de hoje, o perfil são aqueles mais jovens que acabaram de concluir o ensino médio e também profissionais que já atuam em outras áreas e, entre esses vislumbram uma melhor carreira profissional, mais valorizada com um salário que pode variar de 10 a 30 salários mínimos.
Atualmente cursam Ciências Contábeis, 250 alunos, divididos em quatro salas. Para se formar o acadêmico precisa estudar quatro anos.
Mais de mil alunos já se formaram no curso oferecido pelo grupo de educação e desses cerca de 50 atuam como professores universitários na mesma área, outros exercem a profissão como planejador tributário; analista financeiro; contador geral; cargos administrativos; auditor interno; contador de custos; contador gerencial; atuário (seguros); contador público; agente fiscal de renda; diversos concursos públicos; tribunal de contas; oficial contador. Também há os que atuam como autônomos – auditor independente; consultor; empresário contábil; investigador de fraude; perito contábil e no ensino além de professor; pesquisador; escritor e conferencista.
Célio Rejani citou ainda que há alunos formados na Reges que atuam na Petrobras, Caixa Econômica Federal; multinacionais; também escritores de livros, entre outros. Uma das alunas formadas pela instituição que tem uma carreira de sucesso é Tatiana Olgado Manfré Pena que ministrou aulas em Contábeis na Reges, é co-autora de livros junto com outros professores e exerce a função de delegada do Conselho Regional de Contabilidade, em Dracena, que responde pelos municípios de Junqueirópolis a Panorama.
Grande número de estudantes que passaram pelos bancos de Contábeis fez mestrados na área em várias universidades brasileiras e também intercâmbios em outros países.
Se você está se perguntando que para ser um contabilista é necessário ser expert em números se enganou, segundo a coordenadora Andréa, mais importante que os números é ter raciocínio lógico. Célio complementou: “A grande sacada do bom contador é sem dúvida o raciocínio”.
O professor ressaltou que a profissão contábil foi valorizada a partir da globalização com a necessidade de as empresas terem informações precisas e rápidas. “O contabilista tem papel importantíssimo auxiliando nas tomadas de decisões, é fundamental o parecer dele”.
Célio considera que com as normas internacionais de contabilidade o processo tornou-se mais sofisticado oferecendo melhores condições de exercer a atividade. “Hoje um aluno formado aqui conosco pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, devido a essa internacionalização, lógico não se esquecendo do inglês”.
A profissão oferece alto índice de empregabilidade daí a boa demanda e estabilidade empregatícia tanto no setor público quanto no privado. O aluno começa a estudar e logo já está na área através das oportunidades de estágios que a faculdade proporciona, o que é muito positivo.
Atualmente o curso de Ciências Contábeis conta com 25 professores que sempre estão recebendo investimentos na formação acadêmica através do apoio do professor Gonzaga. Muitos deles possuem os títulos de mestres e doutores.
Além de Contábeis, a Reges oferece os cursos de Administração, Direito e também pós-graduações. O diretor da Reges de Dracena é Fábio Holmes Lins.