O clima seco e abafado que tomou conta do Estado de São Paulo nos últimos dias não é motivo para interromper as aulas de Educação Física. Para manter a disposição de alunos do Ensino Fundamental e Médio, a Secretaria da Educação elaborou uma série de recomendações aos educadores e às equipes das escolas. O principal objetivo é garantir que a prática esportiva dos cerca de 4 milhões de alunos continue em todas as épocas do ano, sem prejuízo à saúde ou ao currículo.
A primeira adequação está no ambiente. Neste período de baixa umidade, a sugestão é evitar exercícios ao ar livre. Por isso, a saída é fazer uma pausa nas partidas de futebol, handebol, basquete ou vôlei – que exigem o uso das quadras esportivas das escolas – e oferecer aos estudantes jogos de tabuleiros. Além de treinar estratégias e até conhecimentos matemáticos, o xadrez, por exemplo, é utilizado na rede para aproximar jovens de outras classes e ciclos, além de fazer parte da grade curricular.
Com ajuda do Material do Professor, assuntos como nutrição saudável, mudanças durante a puberdade e como a mídia ‘vende’ o ideal supervalorizado de um corpo sarado e musculoso podem servir de temas para debates e palestras na própria sala de aula. O Caderno do Aluno também traz sugestões de filmes, documentários, livros e até artigos mais recentes de jornais e revistas sobre os assuntos, sendo estes exemplos de conteúdos que podem ser trabalhados pelos educadores físicos paulistas.
“Todas estas orientações compõem o material formativo dos nossos professores. Uma das preocupações dos nossos docentes é com a saúde e bem-estar dos alunos, por isso sempre ressaltamos a importância de evitar os horários mais afetados pelas baixas taxas de umidade, inferiores a 30%. Outra recomendação para os docentes é que eles sempre devem fazer pausas durante as atividades físicas e reforçar junto aos alunos a importância da hidratação frequente”, explica Maria Elisa Kobs Zacarias, da equipe curricular de Educação Física da Secretaria.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo