O Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Dracena, desenvolve o programa Menor Aprendiz, com o curso de mecânica de usinagem, em parceria com empresas locais e da região. Participam 16 adolescentes e jovens com idades até 22 anos. O curso tem duração de um ano e irá encerrar as aulas em julho de 2016.
As aulas são ministradas no Senai, no período da tarde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. “Os alunos são registrados, recebem um salário mínimo por mês, durante o período do curso, de manhã trabalham nas empresas e à tarde frequentam as aulas”, explica a responsável pelo Senai em Dracena, Kasue Ishii (Cida Kuroishi).
PRONATEC – De acordo com Kazue, com os cortes nos recursos pelo governo federal, neste ano, Dracena não foi contemplada com nenhum curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“É uma pena, estávamos esperando que os cursos de capacitação, principalmente para os jovens, fossem autorizados, mas até agora não há nenhuma confirmação”, explica Kazue. Situação bem diferente do que ocorreu nos anos anteriores quando centenas de jovens e adultos da cidade e região se profissionalizaram com o Pronatec. Os cursos incluíam desde mecânica de motor a diesel, auxiliar-administrativo, corte e costura até informática.
Sem o Pronatec, de acordo com Kazue, os laboratórios do Senai, utilizados nas aulas práticas dos cursos, com computadores, máquinas de costura, automóveis para aprendizado de mecânica, estão sem uso.
O Senai de Dracena funciona em parceria com a Prefeitura e com a saída do ex-diretor, Nestor Tobias, está sendo dirigido, conforme Kazue, por ela e Ana Lúcia Miotto.