A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (Efap), local em que os educadores da Secretaria da Educação do Estado frequentam cursos gratuitos para aprimorar o trabalho em sala de aula, vai oferecer nova programação focada nos 25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). No total, são 10 mil vagas e as inscrições começam a partir de amanhã, 24. Mais informações estão no portal da Educação – www.educacao.sp.gov.br.
As aulas são online, com previsão de início em setembro, e podem participar profissionais que atuam no Ensino Fundamental e Médio de todas as 91 Diretorias de Ensino, incluindo as que compõem a região de Presidente Prudente. O objetivo do curso é orientar os educadores sobre os princípios de cidadania, ativismo social e protagonismo juvenil. Um dos pilares da formação são as discussões sobre os avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente neste período de vigência. Além de contribuir para o trabalho diário desses profissionais, o programa emite certificado de conclusão.
Os participantes deverão cumprir uma jornada com duração de 60 horas, dividida em 10 módulos. O formato do curso é autoinstrucional, com apoio da equipe operacional da EFAP.
“O propósito da nossa Escola de Formação é ampliar os subsídios oferecidos aos docentes, para que a atuação em sala de aula seja ainda melhor e mais próxima dos nossos alunos”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald. “Além dos cursos frequentes sobre direitos humanos, oferecemos também em nossa rede cerca de 3 mil professores mediadores, que atuam focados em propor iniciativas inclusivas e preventivas às vulnerabilidades sociais”, completa.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo