A equipe da Secretaria da Educação do Estado elaborou sete dicas que podem ser “exportadas” das aulas de Educação Física da rede para toda a comunidade escolar. As sugestões – que vão do pular corda ao hip hop – marcam o Agita Galera, evento que nesta sexta-feira, 28, mobiliza as escolas estaduais a fazerem um pacto contra o sedentarismo.
Nesta edição do Agita, a expectativa é que, ao longo de todo o dia, os estudantes façam atividades e conheçam mais os benefícios de um corpo sadio e as vantagens de manter uma vida em movimento. Cada unidade ficará responsável pela programação.
“A Educação Física da rede paulista tem a proposta de oferecer um cardápio variado de esportes, que estimule os diferentes perfis de alunos. Nossa proposta é que os conhecimentos não fiquem restrito às escolas e que os estudantes disseminem a importância das atividades para o corpo e para a mente”, explica Maria Elisa Kobs Zacarias, da equipe curricular de Educação Física da Secretaria.

Veja as dicas de exercícios divertidos que podem ser feitos com a família e amigos:

1 – Pular corda: parece brincadeira de criança, mas a atividade é ótima para condicionar o corpo. É necessária apenas uma corda (de elástico ou fibra) e duas pessoas para segurar de ponta a ponta.
2 – Tênis de mesa: o popular ping pong exige rapidez e habilidade com a raquete. A sugestão é montar um campeonato de duplas ou individual.
3 – Desafio de hip hop: aqui é preciso, além da dança, ser bom nas palavras. Giros no ar, agachamentos e pulos fazem parte do espetáculo.
4 – Xadrez: exercitar a mente também é uma atividade física e das melhores. Durante a partida, o aluno cria estratégias e estimula o cérebro. O mesmo vale para o jogo de “damas”.
5 – Lambaeróbica: selecione uma playlist animada e siga os passos. Meninos e meninas podem participar da coreografia, só precisa ter jogo de cintura.
6 – Peteca: se tiver a mão aquelas com pena e tudo, excelente. Mas dá para improvisar com caixinha de suco ou bolinha. O que não pode faltar é disposição para não deixar a ‘peteca cair’.
7 – Elástico: outra dica dos tempos de nossas mães. Mas o exercício, que exige apenas um elástico e nada mais, é ótimo para testar a força das pernas e o equilíbrio.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo