Hoje, 23, alunos da rede estadual de ensino da região de Presidente Prudente terão a chance de conhecer como é coletado e tratado o esgoto das cidades paulistas. A aula virtual será guiada pela equipe do Ciência Show direto da estação Jesus Neto, da Sabesp. A unidade é a primeira da América Latina a utilizar o método por lodos ativados (fases líquida e sólida) e a oferecer água de reuso às indústrias. A transmissão será ao vivo, via Portal da Educação (educacao.sp.gov.br), em dois horários: 10h e 14h.
Instalada no bairro do Ipiranga, na capital paulista, a estação faz parte do complexo organizado e gerido pela empresa estadual de saneamento. A cada minuto o sistema é capaz de tratar uma piscina olímpica. Em São Paulo, são utilizados sete tipos de tratamento, que variam de acordo com a região. Todos, porém, têm o objetivo de remover os poluentes domésticos e industriais.
No primeiro semestre, a Secretaria da Educação promoveu um tour pelas estações de tratamento de água. Sob orientação de técnicos da companhia, os estudantes aprenderam mais sobre o controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor. A primeira visita e a desta semana estarão disponíveis no canal da Sabesp no Youtube.
“Em um estado tão populoso como é São Paulo, é importante que os alunos saibam de onde vêm e para onde vão os recursos naturais. O tema, que já faz parte do currículo de Ciência e Biologia dos ensino Fundamental e Médio, ganha neste tour uma forma mais dinâmica de aprendizado. A proposta é que professores utilizem também o material como complemento às aulas”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.