Na reta final da preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alunos da rede estadual paulista têm a chance de testar os conhecimentos e tirar as últimas dúvidas sobre a prova. Até o dia 23 de outubro, a Secretaria mantém no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) um simulado com todas as áreas e disciplinas exigidas na avaliação. O acesso é gratuito e aberto 24 horas por dia.
O simulado faz parte da parceria entre a Secretaria e a empresa Geekie, que desde o primeiro semestre oferece aos 415 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio uma plataforma interativa com exercícios, vídeos e infográficos. A orientação é que a prova virtual seja feita na própria escola (nas salas do Acessa) ou em casa como uma tarefa especial.
São ao todo 96 questões divididas em quatro cadernos de atividades (Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza). Cada bloco tem duração de 72 minutos. A sugestão dos professores é que os alunos, assim como será em 24 e 25 de outubro, façam dois cadernos por dia. O exame utiliza a “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) que permite identificar os pontos fortes e fracos por disciplina.
“O simulado é um bom termômetro para medir, de forma individual, o desempenho dos alunos e corrigir possíveis dificuldades até a aplicação do exame nacional. A proposta é que os alunos utilizem o contraturno das aulas para a revisão e também para tirar dúvidas com os professores das unidades de ensino”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
AULÕES VIRTUAIS – Além da plataforma Geekie+ e o simulado, os alunos também podem reforçar os estudos assistindo aos aulões promovidos pela Secretaria. No site da Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br) é possível acessar o conteúdo de todos os encontros online. Há no banco da Videoteca dicas de como fazer uma boa redação, exercícios de Matemática e orientações para quem faz a prova pela primeira vez.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo