A Secretaria da Educação de São Paulo fará neste sábado, 14, uma megamobilização nas 127 unidades de ensino da região de Presidente Prudente. O encontro chamado de “Dia E” vai reunir pais, responsáveis, alunos, professores e equipes gestoras. O objetivo é explicar detalhes do plano de reorganização e informar como será o perfil da rede no próximo ano. A mudança, anunciada em setembro, criará 754 escolas de ciclo único em todo o Estado.
Pais e responsáveis devem se dirigir às unidades onde o filho está matriculado em 2015. O público terá acesso às listas com o nome dos 311 mil alunos transferidos e as escolas que os receberão. A orientação é que o atendimento seja feito em salas de acordo com o ano/série. Os horários das reuniões foram definidos pela direção e estarão fixados em lugares visíveis durante toda a semana.
Além de tirar dúvidas sobre o processo, as salas do Acessa Escola também ficarão abertas para o recadastramento. A ideia é oferecer mais uma oportunidade para atualizar dados como endereço, telefone e informações pessoais. Representantes da Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola e Grêmios estudantis também foram convocados e vão contribuir na recepção dos convidados.
DIÁLOGO COM A REDE – Para chegar ao novo cenário, a Secretaria ouviu dirigentes e educadores que atuam em cada região e, assim, traçou o projeto final. O declínio da população em idade escolar (hoje são quase 2 milhões a menos em relação a 1998) e as vantagens pedagógicas de unidades de um segmento foram os principais critérios utilizados pela Secretaria para validar a reorganização.
“É muito importante a presença dos pais e responsáveis no próximo sábado. O objetivo da Secretaria é dar prosseguimento às mudanças de maneira clara e com a participação de todos os envolvidos na educação estadual paulista. Por isso, a ação acontecerá de forma simultânea em todas as regiões”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo