Alunos do Ensino Fundamental (a partir do 7º ano) e Ensino Médio da rede estadual de ensino podem se matricular em um dos sete cursos de idiomas oferecidos pela Secretaria da Educação para o próximo ano. Em todo o Estado, são mais de 200 unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) que disponibilizam aulas gratuitas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim.
A oferta de vagas e idioma varia de acordo com a região. Ao todo, são seis módulos semestrais, sempre oferecidos no contraturno das aulas regulares. Ao fim do período, os aprovados recebem certificado de conclusão. Para fazer a inscrição, é preciso comparecer a uma das unidades espalhadas pelo Estado com cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.
Na região há vagas para os municípios de Adamantina, Dracena, Junqueirópolis e Osvaldo Cruz.
Na rede paulista, o idioma mais procurado pelos estudantes é o espanhol. Nos últimos anos, porém, os Centros registraram um aumento significativo por aulas de mandarim e japonês. Em apenas três anos, o número de inscrições passou de 858 para 1.498 – um crescimento de 74,5%. Nas aulas, os alunos têm a chance de aprender a língua, com auxílio de filmes e mangás, e também conhecer um pouco mais sobre os países da Ásia.
“É o espaço ideal para quem quer aprender um novo idioma e, ao mesmo tempo, ampliar a bagagem cultural. As aulas são dinâmicas, com foco na conversação e na gramática. Os alunos também utilizam um material próprio, de acordo com a língua, que dialoga com o cotidiano dos jovens e amplia as oportunidades no mercado de trabalho”, explica Valéria Tarantello, coordenadora do CEL.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo