A jovem Ana Laura Zanardi, 16 anos, recebeu no último dia 8, na Unesp em Bauru, a medalha de bronze, por ter se classificado na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Ela foi uma dos 100 estudantes da Escola Estadual 9 de Julho que participou da Olímpiada, que teve início em agosto do ano passado. No entanto, a premiação ocorreu somente este mês.
Ana Laura esteve acompanhada da diretora da escola estadual, Maria José dos Santos Salvador, do professor de Física, Diego Delovo Rossi e dos pais Miriam e Paulo.
A jovem e mais um aluno foram classificados para a 2ª fase, que ocorreu em outubro do ano passado, e que incluía questões dissertativas, para resolver cálculos. Apesar da pouca idade e por ser uma disciplina nova na vida da jovem, já que no ano passado estava estudando no 1° ano do Ensino Médio, ela se destacou entre os demais e obteve excelentes resultados.
Para se ter uma ideia, o aluno mais próximo da região a se classificar foi em Tupã. A Olimpíada envolvia estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de diversos municípios do País. A participação na OBFEP não foi obrigatória.
OLÍMPIADA – A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014 e 2015 em nível nacional, e acontecerá em 2016, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
As inscrições para participar da Olímpiada foram encerradas no mês passado.