Um grupo de alunos do 2º e 3° ano do Ensino Médio da EE 9 de Julho, em Dracena, participará hoje, 27, em São Paulo, do desafio BM&FBOVESPA, uma competição educativa entre escolas do Ensino Médio das redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo que explica na teoria e na prática como funciona o mercado de ações. Eles terão a supervisão dos professores orientadores Rafael Dias Vilela e Sílvia de Jesus Ramos Gesteiro.
O desafio funciona da seguinte forma: de todas as escolas inscritas, 210 são sorteadas e podem participar da competição. Tudo começa com um curso on-line sobre educação financeira e conceitos do mercado. Com isso, os alunos podem acumular mais bagagem e tirar possíveis dúvidas sobre os assuntos tratados.
Segundo a direção da escola, nas aulas da disciplina eletiva ‘Escritório’ foram trabalhados temas relacionados à educação financeira, com conhecimentos básicos sobre orçamento doméstico, consumo responsável, uso racional de cartões de crédito, empréstimos bancários e mercado financeiro. Após, os alunos foram inscritos no site de simulação de investimentos na bolsa de valores ‘Folhainvest’ para se familiarizarem com a rotina de investidores, e a escola foi inscrita e selecionada para participar do Desafio BM&F Bovespa, sendo representada por cinco alunos considerados “os melhores investidores” da turma.
Durante o desafio, a escola realizará uma avaliação em grupo sobre o que foi abordado no curso, sem a participação do professor. A nota atingida determinará o ‘valor virtual’ com que cada escola iniciará a fase prática do desafio, em que os jovens investidores serão responsáveis por montar sua própria carteira de ações.
As cinco melhores escolas de cada grupo serão classificadas para a final, ou seja, 30 instituições de ensino. As cinco que alcançarem as melhores taxas de rentabilidade serão as campeãs.
A escola 9 de Julho é a única selecionada da região a participar da competição.