O ensino fundamental da 4ª série e 5º ano nos municípios de Tupi Paulista e Junqueirópolis, foram classificados em 2º e 3º lugares, respectivamente, no estado de São Paulo, conforme o ranking do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), vinculado ao Ministério da Educação e divulgado nessa quinta-feira, 8.
As classificações de Tupi Paulista e Junqueirópolis no Ideb 2015 se destacaram tanto no Estado como no país nas avaliações de português e matemática realizadas no ano passado nas 4ª séries e 5º anos do ensino fundamental, conforme indica o ranking.
TUPI PAULISTA – O município obteve em 2013, a pontuação 7.3, que em 2015 subiu para 7.9, classificando o ensino fundamental do município em segundo lugar do Estado, atrás somente da cidade de Dumont, que obteve a nota 8.0, primeira classificada no estado.
Na avaliação em Tupi Paulista, destacam-se as Escolas Municipais Professora Ana Thereza Copetti Ferreira, com a nota 7.0 em 2013 e 8.2 em 2015; Professora Emília Diogo do Amaral, que em 2013 atingiu a pontuação 7.6 e em 2015, subiu para 8.1 e Escola Municipal Professora Geny Barbosa Genovez, que em 2013 teve a pontuação 7.1 e em 2015, 7.0.
JUNQUEIRÓPOLIS – A cidade junqueiropolense alcançou a nota 7.4 em 2013, que no ano passado subiu para 7.8, classificando-se em terceiro lugar no Estado. Sobressaem-se as escolas municipais Professora Neyde Macedo Brandão Fernandes com a pontuação 7.5 em 2013 e 7.9 no ano passado; Professor Jair Luiz da Silva, com a nota 7.9 (2013) e 7.8 (2015) e Professora Shigueko Otto Iwaki, com 7.5 (2013) e 7.9 (2015).
RANKING REGIONAL – Nas demais cidades de circulação do Jornal Regional, as pontuações do Ideb em 2013 e 2015, são as seguintes. Adamantina: 5.7 (2013) e 6,7 (2015); Dracena: 6,5 (2013) e 6,7 (2015); Flora Rica: 5.1 (2013) e 2015 não registrou pontuação, por estar sem média na Prova Brasil 2015, não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.
Flórida Paulista: 5.1 (2013) e 6,7 (2015); Irapuru: 5.1 (2013) e 6.1 (2015); Lucélia: 6.2 (2013) e 7.0 (2015); Monte Castelo: 7.6 (2013) e 6.4 (2015); Nova Guataporanga: 7.0 (2013) e 6.7 (2015); Nova Independência: 6.3 (2013) e 5.9 (2015); Ouro Verde: 6.0 (2013) e 6.6 (2015); Pacaembu: 6.1 (2013) e 6,6 (2015); Panorama: 5.9 (2013) e 6.4 (2015); Paulicéia: 5.1 (2013) e 6.4 (2015); Santa Mercedes: 6.0 (2013) e 6.2 (2015); São João do Pau D´Alho: 5.4 (2013) e em 2015 não têm pontuação, e Brasilândia (MS): 5.1 (2013) e 2015, da mesma forma não registrou pontuação.
IDEB – O índice que avalia a educação fundamental e média no país, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de notas de zero a dez no desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.
O indicador é calculado a partir dos dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil, obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio).
No geral, a maioria das cidades da região e do estado cumpriram as metas previstas e avançaram na pontuação do ranking, o que significa melhorias na qualidade do ensino fundamental e médio.
Os resultados do Ideb são divulgados pelo Inep a cada dois anos. Na divulgação do Inep não constava até ontem, 9, as notas do ensino médio por município.
Com o Ideb, segundo o Ministério da Educação, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, difundindo e valorizando a cultura do aprendizado.
ESTADO – A nível nacional o estado de São Paulo ocupa, segundo a Secretaria de Educação, o topo do ranking dos três ciclos avaliados pelo Ideb em 2015. Nos resultados, a rede estadual paulista aparece na primeira posição na análise do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Médio.
Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), o estado ocupa a liderança da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015.
Nos anos finais (6º ao 9º) as notas os alunos da rede paulista avançaram de 4,4 para 4,7.
No Ensino Médio, que reúne a maior quantidade de alunos da rede estadual, o estado de São Paulo também apresentou crescimento na média, passando de 3,7 para 3,9.