A primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi divulgada nesta segunda-feira, 30. Mas os alunos da rede estadual de São Paulo que fizeram as provas do Enem ainda podem utilizar os pontos para ingressar no ensino superior. Em 2016, mais de 400 mil estudantes matriculados em escolas da Secretaria da Educação completaram a 3ª série do Ensino Médio e estão aptos a concorrer às vagas.
Uma das opções é o Prouni. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame. Mas é preciso ficar atento: o candidato precisa ter nota mínima de 450 pontos na média da prova. O processo seletivo começa hoje e segue até quinta-feira, dia 2.
Outra alternativa é o Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal custeia total e parcial a mensalidade em instituições privadas. Um dos critérios para a seleção é a pontuação do Enem. Podem se inscrever aqueles que obtiveram nota 450 e não zeraram a redação. O cadastro ficará aberto entre 6 e 9 de fevereiro.
Estudantes de Votuporanga são destaques na redação
Quatro alunos do Ensino Médio da E.E. Gentila Guizzi Pinatti, na região de Votuporanga, foram destaques na redação do Enem. Agnaldo, Ana Paula e Gabriela tiraram notas acima de 840. Já Amanda D’Auricio foi além e conquistou 940. Em 2016, o tema da prova era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. De acordo com o Ministério da Educação, apenas 77 estudantes em todo o País atingiram a pontuação máxima, que é mil.

 

 

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Assessoria de Comunicação e Imprensa