Os discentes do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp, campus Dracena, que estão cursando a disciplina optativa de Agroecologia e Agricultura Orgânica, por intermédio da professora Pâmela G. Nakada Freitas, foram convidados a participar do Seminário: “Caminhos para a Construção de Agroecossistemas Sustentáveis para a Agricultura Familiar”, realizado pelo CODETER Território prof. Cory/ Andradina.
As palestras foram ministradas por profissionais reconhecidos e renomados da área de Agricultura Orgânica, Dr. Sebastião Wilson Tivelli, dr. Pedro Jovchelevich e prof. Regina Fátima Ferlini Teixeira, os quais abordaram sobre sistemas Agroecológicos de produção, que deram ênfase a aspectos sociais, ambientais, éticos, culturais e econômicos aplicando-se a sistemas de produções agrícolas, incentivando agricultores a trabalharem com a biodiversidade, incentivando o equilíbrio ecológico entre as espécies animais e vegetais.
Os palestrantes abordaram o protocolo de Boas Práticas Ambientais e Agroecológicas existente no estado de SP a fim de incentivarem agricultores familiares a buscarem aporte técnico extensionista no município residente.
Relatos importantes e até emocionantes de produtores da região de Andradina que trabalham com o sistema orgânico foram feitos, mostrando como esse tipo de cultivo é difícil, principalmente por conta da aplicação aérea de defensivos agrícolas na cultura da cana-de-açúcar que é predominante na região, mas também é gratificante para eles, que sabem que o alimento que produzem são mais saudáveis e não agridem o ambiente em que vivemos.
Há diversos empecilhos para a produção familiar, sobretudo do sistema orgânico de produção, como por exemplo, a presença de usinas sucroalcooleira ao redor, assistência técnica limitada, evasão de pessoas mais novas das áreas agrícolas para a cidade, dificuldade de venda dos produtos e dificuldade de controle de pragas e doenças. Pensando nisso, algumas medidas vem sendo tomadas por associações de produtores e/ou secretarias do meio ambiente e agricultura das cidades, onde os produtores podem se amparar em casos de dificuldades.
O conhecimento adquirido neste evento foi de extrema importância para o crescimento profissional dos alunos, aprendendo técnicas de transição agroecológica, produção de sementes agroecológicas, realidade de agricultores familiares, entre outros. (Com informações Cinthia Elen Cardoso Caitano e Pâmela Gomes Nakada Freitas)