As inscrições para o processo seletivo do cursinho pré-vestibular Alvo da Unesp de Dracena terminam amanhã (4) e devem ser feitas pessoalmente no campus, das 8h às 12h e 14h às 17h. O período de inscrições teve início em julho. Serão disponibilizadas 60 novas vagas para os estudantes de Dracena e região que concluíram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Até terça-feira (1º/8), apenas 23 estudantes estavam inscritos. No ano passado, foram 55 inscritos, segundo informações da coordenação do cursinho.
A professora doutora Maria Luiza Poiati, uma das coordenadoras do cursinho, explica que se o número de inscritos não atingir o mínimo até o fim do prazo, a prova seletiva não será realizada e automaticamente, os interessados estão matriculados, mediante o pagamento da taxa de inscrição e entrega dos documentos. A taxa de inscrição no valor de R$ 15 é cobrada para manutenção das despesas com cópias xerográficas.
Em dez anos de existência, o programa já preparou 720 alunos para exames vestibulares e vem alcançando seu principal objetivo que é oferecer condições suficientes para que os beneficiados ingressem em boas universidades do país. Atualmente, o cursinho pré-vestibular é um programa que recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX, com material didático gratuito e concessão de bolsas de estudo aos alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Zootecnia. O programa é formado por uma equipe de vinte e oito professores, entre alunos bolsistas e voluntários, que se revezam para ministrar aulas e desenvolver atividades práticas.
De acordo com a professora, em média, o índice de aprovação dos ex-alunos do cursinho Alvo em vestibulares de faculdades/universidades públicas e particulares é de 50%. “Teve ano (2012) que tivemos 72% de aprovações, sendo 40% universidades públicas. No ano passado tivemos 57 aprovações, com um percentual de 48% de aprovações em universidades públicas”, revela.
Muitos estudantes optam pelos cursos da unidade – Zootecnia e Engenharia Agronômica -. No ano passado, dez ex-alunos do cursinho Alvo foram aprovados no vestibular para a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp – campus de Dracena, em 2015 foram 11 alunos.
Ainda de acordo com a professora, dados anteriores indicam a seguinte proporção: de uma turma de 40 alunos ingressantes, na Zootecnia, 5% são advindos do cursinho. “Nos últimos dois anos, o percentual subiu para 10%. Um número considerável! Na Engenharia Agronômica, temos tido um aumento também da entrada de egressos do cursinho Alvo e de outros cursinhos da Unesp: Ilha Solteira, Assis e Presidente Prudente são as unidades que mais preparam alunos para a entrada em Dracena”, pontua.
É importante ressaltar que o ensino é gratuito com material apostilado entregue ao aluno.