O programa Escola da Família completou 14 anos no último dia 23. Ponte entre comunidade e escola, as atividades do programa vão além do lazer e são norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura e contam com a participação essencial de voluntários. Chamados de ‘Parceiros na educação’, eles executam as atividades e auxiliam no planejamento das ações ligadas ao projeto, sendo supervisionados pelos diretores e vice-diretores das unidades.
Na região da diretoria de ensino de Adamantina, que compreende Dracena e os municípios vizinhos, 28 escolas estaduais e 11 escolas municipais estão cadastradas no Programa Escola da Família, totalizando 39 unidades. Ainda na diretoria de ensino de Adamantina, são 227 bolsistas e 122 voluntários. No ano passado, foram 276 bolsistas e 140 voluntários, e em 2015, foram 634 bolsistas e 155 voluntários.
Só em Dracena, o programa funciona em dez escolas. Destas são três escolas estaduais – EE Eng. Isac Pereira Garcez; EE Profa. Julieta Guedes Mendonça e EE 9 de Julho e sete escolas municipais: Amador Franco da Silveira; Guilherme Tammerik; Vereador Joao Milan Barbosa; Profª Luiza Rossa Ribeiro; Profº Moacir Simardi, Prof. Sérgio Liberatti e Prof. Waldomiro Machado.
As ações desenvolvidas nas escolas são as mais variadas. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol. O programa reúne professores, universitários e voluntários para a promoção da integração entre escola, família e comunidade. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).