O período de matriculas para novos alunos na Rede Estadual de Ensino está aberto até o dia 31 deste mês. Nos 22 municípios da região de abrangência da Diretoria de Ensino (DE) de Adamantina,são 33 escolas que estão recebendo o  cadastro antecipado de matrículas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, a matrícula antecipada deve ser feita presencialmente e há vagas em todas as escolas da rede estadual para o Ensino Fundamental(sexto ao nono ano) e Ensino Médio, além da modalidade de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos 15 anos para o Ensino Fundamental e dos 18 anos para o Ensino Médio.

A diretora técnica do Centro de Informação e Educação da DE de Adamantina, Maria Renata Belém Geraldo, confirmou à reportagem a existência de vagas em todas as 33 escolas, vinculadas à Diretoria de Ensino. 

“Aqueles alunos que vêm da rede municipal e os que já estudam em escolas do Estado, têm suas vagas garantidas (cadastro automático)”, informa a diretora técnica, reiterando a existência de vagas para os alunos que queiram ingressar nas escolas estaduais .  “Eles devem procurar as escolas nos seus municípios”, orienta.

A diretora também explica que as escolas tem como absorver também os alunos que moram mais próximos à unidade escolar. “A não ser por vontade própria que ele queira estudar em outra escola mais distante de sua casa”, esclarece.

A matrícula antecipada é válida a estudantes que estão vindo de escolas particulares, federais e de outros Estados. No caso de menores de 18 anos, a matrícula só poderá ser feita por pais ou responsáveis.

DOCUMENTOS-Os interessados devem informar o nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. A Educação também recomenda a apresentação dos documentos de certidão de nascimento e comprovante de residência. A confirmação da matrícula será divulgada até dezembro.