A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp Dracena em apoio ao movimento ‘Outubro Rosa’ promoveu o Dia do Outubro Rosa no campusorganizado pela professora doutora Ana Carolina Firmino, os técnico-administrativos Edna Sayuri Kanno Takaki Lorenzon e Daniel Moreto Silvestre, o PET e alunasna tarde de quinta-feira (26).
A abertura foi feita pelo diretor da FCAT/Unesp, professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, na sequência foi realizada a palestra da médica ginecologista e obstetra dra Paula Erika Osaki da Fonseca com enfoque na prevenção do câncer de mama, na forma correta da realização do autoexame ena importância dos exames ginecológicos periódicos e da prevenção às DSTs.
No intervalo,o Projeto de Extensão “Cão Cidadão” fez uma homenagem à professora doutora Maria Luiza Poiatti com a entrega de rosas às mulheres presentes. Em prosseguimento ao evento,houve a palestra da psicóloga Josiane Possebãotendo como tema principal a autoestima da mulher.
Cerca de 100 alunos de graduação da FCAT acompanharam as apresentaçõesno auditório “Gabriel José Delgado Martins” paraexpor dúvidas e curiosidades relativas àsaúde feminina.
A direção da faculdade agradece a disposição dadra Paula Erika e da psicóloga Josiane em vir conversar com as alunas e também à iniciativa da professora Ana Carolina Firmino.
OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa é um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos com ações isoladas que pretendiam informar as pessoas a respeito do câncer no mês de outubro. Em 1997, após o Congresso Americano estabelecer esse mês como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, o movimento ganhou força e espalhou-se por todo o planeta. Todos os anos várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce.