A poucos dias para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, uma das partes mais difíceis e “misteriosas” da avaliação para muitos alunos é a redação. O tema só vai ser descoberto na hora de abrir o caderno de questões, mas, até lá, os inscritos podem ficar atentos a alguns detalhes que evitam uma nota mais baixa.

O repórter Junior Paschoalotto conversou com o professor de redação Valmir Rogério Faili, que acertou o tema da redação do exame nos últimos três anos. Neste material especial do SPTV 2ª Edição e do G1, eles trazem mais informações e também comentam como os erros de ortografia podem prejudicar o desempenho no texto dissertativo.

 
 
Saiba o que fazer e o que não fazer na redação do Enem

Saiba o que fazer e o que não fazer na redação do Enem

 

Qual estrutura o texto deve ter?

 

 

  • No Enem, a redação é uma dissertação argumentativa, então, o aluno precisa defender um ponto de vista. “Ele não pode esquecer-se de trazer um posicionamento crítico e defender seu ponto de vista”.
  • Os textos de apoio, presentes na prova, são boas fontes de argumentos para a construção desta dissertação, como explica a Cartilha do Estudante do Enem 2017, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As recomendações são “refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e definir com muita clareza qual será o seu posicionamento”, conforme indica o guia.

 

 

Tem algum limite de linhas?

 

 

  • São 30 linhas no máximo, segundo o professor. Além disso, a redação não pode ter menos de sete linhas. “Normalmente, os textos têm entre quatro e cinco parágrafos”, conta Faili.

 

 

Como os erros de português, como os de gramática e ortografia, podem prejudicar o resultado?

 

 

  • “Quando você escreve com muitos erros ortográficos, isso mostra que você não sabe usar com proficiência a sua língua. Sem contar que você perde nota na competência 1, que é aquela que avalia concordância, ortografia e regência, por exemplo”, orienta o professor.
  • Ele ainda traz outros pontos que podem levar a descontos na nota. “Não apresente características [no seu texto] que violem a dignidade humana. Acrescentar frases desconexas também pode levar ao zero. Além disso, fugiu do tema, é zero”, diz.

 

 

O que o aluno pode fazer para conseguir se dar bem, seja qual for o tema da redação?

 

 

  • O aluno tem de estar atento às atualidades, de acordo com Faili. O estudante deve analisar o que foi relevante e causou discussão ao longo do ano, e até mesmo no fim do ano passado. “Aquilo que foi forte enquanto problemática, alguma política pública que está em evidência… Isso pode ser tema da redação. Alguns desses assuntos, por exemplo, são envelhecimento da população e a questão da homofobia, por exemplo”, conta o professor.

 

 

Está chegando

 

 

  • As provas do Enem vão ser realizadas neste domingo (5) e no domingo seguinte (12). Os portões dos locais de aplicação do exame vão ser abertos às 12h e fechados às 13h. Na região de Presidente Prudente, são 24.205 inscritos.