A Secretaria da Educação de São Paulo divulgou neste sábado (25) a lista classificatória dos participantes no caderno suplemento do Diário Oficial do estado. Os candidatos foram classificados em Nível de Estado, por ordem decrescente da nota final obtida, correspondente à soma da nota final obtida na prova com os pontos atribuídos aos títulos. A lista para escolha de vagas deve ser divulgada no dia 2 de dezembro.

Um total de 31.319 candidatos realizaram a prova objetiva no dia 3 de setembroconcorrendo as 1.878 vagas abertas em todo o Estado. A seleção é válida a profissionais com tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério e com diplomas de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de Educação.

Além do exame (composto por 70 questões múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos do cargo de diretor), títulos e experiência profissional do candidato também foram avaliados. A jornada de trabalho é de 40 horas e o salário inicial é de R$ 3.834,00. O edital completo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

A partir deste concurso, a Secretaria da Educação estabelece mudanças durante o período probatório dos ingressantes. Ao longo de três anos, o profissional deverá participar do Curso Específico de Formação ministrado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (Efap). O programa tem carga horária de 360 horas e é voltado às habilidades de gestão.

Estão previstas ainda avaliações anuais sobre comprometimento com as ações da rede estadual e a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina. O diretor cujo desempenho for considerado insatisfatório poderá perder o cargo.